10 Ferramentas para Marcenaria Hobby

Conheça 10 ferramentas de marcenaria e comece a montar seu kit de marcenaria iniciante. Com uma marcenaria em casa você pode criar seus próprios projetos e, quem sabe, lucrar com eles.

A marcenaria, arte de transformar a madeira em objetos decorativos e funcionais, vem se tornando um excelente hobby para as pessoas que desejam escapar da rotina e se livrar do stress do dia a dia.

Além de ser uma atividade extremamente relaxante, a marcenaria permite que o marceneiro desenvolva seus próprios projetos, cujo os quais podem ser utilizados para personalizar sua própria casa ou até mesmo gerar uma renda extra no final do mês.

As oportunidades são diversas! Basta ter criatividade, habilidade e alguns equipamentos para usufruir de todos os benéficos que a marcenaria pode oferece.

Ficou interessado e quer saber mais sobre marcenaria? Continue lendo e confira quais são as ferramentas para marcenaria hobby e comece a montar sua marcenaria em casa.

FERRAMENTAS DE MARCENARIA

Ao longo dos anos, muitas ferramentas foram desenvolvidas para ajudar o marceneiro em seu ofício. Com o avanço da tecnologia, as ferramentas manuais, que continuam sendo fundamentais para diversas funções na marcenaria, abriram espaço para ferramentas elétricas e a bateria.

Não há necessidade de investir em muitas ferramentas para começar a realizar seus trabalhos com madeira. Você pode ir adquirindo aos poucos, conforme o seu orçamento, até montar uma bancada de marceneiro completa.

Antes de comprar suas ferramentas é importante definir qual o tipo de trabalho você irá desempenhar: projetos com madeira maciça ou chaparia (MDF)? Cada caminho exige um tipo de ferramenta diferente.

FERRAMENTAS MANUAIS PARA MARCENARIA

Trena

Como já foi dito, existem muitas ferramentas, tanto manuais como elétricas, no mercado. Abaixo iremos destacar as ferramentas para marcenaria hobby, ou seja, os equipamentos mais comuns para marceneiros que estão iniciando neste ofício.

Indispensável para qualquer projeto, seja em marcenaria ou em construção, a Trena deve ser de qualidade para evitar o erro de medição. Sua fita deve ser forte, com leitura clara e difícil de ser riscada. Uma Trena de 3 metros já é o suficiente para o marceneiro.

Saiba mais sobre os tipos de Trenas e como usá-las.

trena-ferramenta-para-marcenria-hobby-conecta-fg-marcenaria

Erros de medição acabam com qualquer projeto. Confira nossas Trenas.

 

Riscador e Lápis Marceneiro

Ambas ferramentas são úteis e possuem suas vantagens e funções específicas. O lápis de marceneiro serve para realizar as marcações e orientar o marceneiro, porém acaba marcando a madeira e, em caso de a matéria prima ser escura, a marcação ficará difícil de ser vista. Já o riscador marca o material sem sujá-lo com grafite.

Além disso, o riscador consegue marcar metais como latão, aço e alumínio, entre outros. Sua principal vantagem é a possibilidade de realiza marcações de furos.

lapis marceneiro - ferramentas para marceneiro- fg

Compre aqui seu Lápis de Marceneiro

Esquadros

O Esquadro é usado para traçar retas perpendiculares entre si e para se verificar se há perpendicularidade nas peças fabricadas. O Esquadro simples ou combinado pode ter vários tamanhos. Para marcenaria, os tamanhos mais usados são 10 e 12 polegadas.

Grampos

Os grampos servem para segurar as peças no lugar certo para colagem, corte, marcações, etc. Os grampos para marcenaria mais simples, conhecidos como grampos “C” ou Sargento são bastante úteis e possui um baixo custo.

Formão

Usado para recortar e aparar pedaços de madeira, o Formão é muito usado no ajuste e nos encaixes das peças que formam o móvel. É de fato uma das ferreamente mais úteis e indispensáveis de uma marcenaria profissional ou caseira. Tenha sempre um jogo de formões em sua oficina.

Suas lâminas variam no tamanho e no formato. A variação no tamanho depende do tamanho do corte pretendido e para o formato a variação está nos cantos: retos ou chanfrados.  Cantos chanfrados são ideias para cortar cavidades com ângulos inferiores a 90° graus.

Adquira agora seu Jogo de Formão! Clique aqui.

FERRAMENTAS ELÉTRICAS PARA MARCENARIA

Plainas

Este equipamento é usado para desbastar, aplainar ou tirar irregularidades de madeira, é geralmente utilizada por marceneiros e carpinteiros para realizar um acabamento de superfície liso e uniforme ou para chanfrar ou fazer rebaixos.

Quer saber mais? Confira nosso artigo sobre Como escolher a Plaina Elétricas certa para seu trabalho.

Lixadeiras

A Lixadeira é uma ferramenta utilizada para desbastes e acabamentos finos em diversas superfícies. Existem diversos modelos, cada um com suas diferentes características técnicas, disponíveis no mercado.

Aproveite para conhecer mais sobre Lixadeiras, seus tipos e suas funções.

 

Serras

Ferramentas de corte com uma ampla variedade no mercado, tanto para ferramentas manuais (Serrote Japonês), como ferramentas elétricas (Serra Circular, Serra Meia Esquadria e Serra Tico Tico, por exemplo).

Serra Circular, de Bancada e Serrotes. Tudo que você precisa em um só lugar.

Tupia

Ferramenta elétrica e versátil, é muito utilizada em trabalhos com madeira de todo tipo. Com ela é possível personalizar o seu trabalho deixando seu projeto mais elegante e único. A Tupia serve para realizar acabamentos como ranhuras, molduras, entalhos, chanfros, encaixes ou detalhes arredondados, dando um toque profissional a suas peças.

Dúvidas sobre Tupias? Clique aqui e leia mais sobre os tipos de Tupias e suas funcionalidades.

Furadeira e Parafusadeira

Utilizadas na instalação e montagem de móveis, este equipamento lhe proporcionara mais agilidade na execução do projeto. Hoje em dia você encontra ambas funções em um só equipamento. Saiba mais sobre este produto em nosso artigo Furadeira Parafusadeira: mais praticidade e produtividade para o seu trabalho.

furadeira parafusadeira - ferramentas para marcenaria hobby - marcenaria - conecta fg

Temos tudo o que você precisa. Visite nosso site!

 

RISCOS NA MARCENARIA

Por ser uma atividade que utilize bastante ferramentas de corte os riscos de danos físicos são altos e presentes durante todo o processo de trabalho. Evite utilizar as ferramentas de corte sem luvas de proteção especiais para o ofício.

Ferramentas elétricas produzem ruídos muito altos e com o tempo podem prejudicar sua audição. Tenha sempre um protetor auricular por perto e em bom estado.

Óculos de proteção e máscaras respiratórias são outros dois epi’s essenciais para esta atividade. O ato de cortar gera resíduos da madeira que podem prejudicar a visão e incomodar as vias respiratórias.

O uso de aventais ou macacões são indicados, mas não são essenciais. Entretanto, evite utilizar roupas muito compridas e largas.

Visite nosso site e confira os melhores epis para seu trabalho.

ORGANIZAÇÃO

Com o passar do tempo você irá desejar mais e mais ferramentas para aprimorar seu trabalho e, com tantas ferramentas, você precisará de um espaço para organizá-las.

Manter seus equipamentos organizados em um só lugar irá proporcionar agilidade no trabalho e aumentará a durabilidade deles. Organize suas ferramentas para marcenaria hobby!  Crie um painel ou monte uma bancada de marcenaria para guardar suas ferramentas. Você também pode utilizar uma Caixa de Ferramentas para organizar alguns alguns acessórios.

Temos Caixas de Ferramentas para todas as necessidades. Encontre a sua aqui.

 

Esperamos que tenham gostado de nossas dicas sobre ferramentas para marcenaria hobby e que elas sejam úteis para seus próximos projetos.

Vale lembrar que você encontra essas e muitas outras ferramentas para marceneiro no site ou nas lojas da Ferramentas Gerais.