tupia - ferramentas para marcenaria hobby - fg - conecta fg - marcenaria

10 Fresas para tupia que você precisa ter

As fresas para tupia são responsáveis por dar o formato ao corte. São muitas as marcas e modelos de fresa e cada uma possui uma finalidade, espessura diferente. Porém, no meio de tantas opções, fica a dúvida: quais fresas são essenciais para meu trabalho?

Pensando nisso, a Ferramentas Gerais separou 10 tipos de fresas, divididas em dois grupos, Grupo A (fresas para tupias essenciais) Grupo B (não essenciais – baixa frequência de uso), para guiá-los pelo caminho correto na busca das fresas para tupia.

GRUPO A – FRESAS PARA TUPIA (ESSENCIAIS)

FRESA RETA

As fresas retas são as principais peças do seu kit. São utilizadas para fazer ranhuras, frestas, encaixes, etc. Este tipo de fresa possui diferentes tamanho (diâmetro), sendo as mais usadas as de 1/4” e ½”.

fresa reta - fresas para tupia - ferramentas gerais- 01

1. Fresa Reta

FRESA RETA COM ROLAMENTO

Esta fresa possui um rolamento na ponta, o qual ajuda a deslizar na borda da pela de madeira trabalhada enquanto a fresa apara a segunda peça nivelando com a primeira. A fresa reta com rolamento pode ser usada para atividades como aparar laminados plásticos ou madeiras com acabamento de compensado. Também pode ser usada sempre que usar várias camadas de peças de madeira.

fresa reta com rolamento - fresas para tupia - ferramentas gerais

2. Fresa Reta com Rolamento

FRESA QUEBRA CANTO

Peças ideias para criar uma aparência leve e arredondada na borda da madeira. Também possui em sua ponta um rolamento para facilitar no movimento. Esse tipo de fresa também possui uma grande variedade de tamanhos. As medidas de 1/4” e 3/8” são as usadas com mais frequência.

fresa quebra canto - fresas para tupia - ferramentas gerais

3. Fresa Quebra Canto

FRESA PARA CHANFRO

Esta é outro tipo para desbaste de cantos. O usuário pode variar o tamanho do chanfro diminuindo ou aumentando o contato da fresa. Embora existam vários tamanhos, o mais usado é o de 45˚.

fresa para chanfro - fresas para tupia - ferramentas gerais

4. Fresa para Chanfro

FRESA PARA RASGO

Quer simplicidade? Está e a fresa certa para você. Apesar de ser a quinta opção de nossa lista, esta fresa é muito útil. O rolamento na ponta da fresa ajuda a controlar a largura do rasgo. Alterando o rolamento você pode criar rasgos de diferentes tamanhos.

fresa para rasgo -fresas para tupia - ferramentas gerais

5. Fresa para Rasgo

GRUPO B – FRESAS PARA TUPIA (NÃO ESSENCIAIS)

FRESA MALHETEIRA (RABO DE ANDORINHA)

Utilizada para fazer encaixes ou cavilhados para montar móveis usando um gabarito, como se fosse um pino fêmea e macho. Caso você não possua um gabarito tipo rabo de andorinha, você pode utilizar a fresa rabo de andorinha com uma base ou em uma tupia de bancada para criar esse tipo de encaixe.

fresa rabo de andorinha - fresas para tupia - ferramentas gerais

6. Fresa Rabo de Andorinha (Malheteira)

FRESA RETA PADRÃO COM ROLAMENTO

Muito parecida com a fresa reta com rolamento. A diferença é que o rolamento fica na base ao invés de ficar na ponta da fresa. Ela é usada quando se quer algum padrão de corte ou quando se faz peças iguais.

fresa reta com rolamento - fresas para tupia - ferramentas gerais

7. Fresa Reta com Rolamento

FRESA MEIA CANA

Indicada para criar um perfil côncavo nas peças de madeira. Muito utilizada para se fazer molduras ou projetos de móveis. Ela também possui diversas medidas.

fresa meia cana - fresas para tupia - ferramentas gerais

8. Fresa Meia Cana

FRESA ROMANA

Dê mais estilo e elegância a seu projeto. Há outras variações desse modelo de broca que seria a Fresa Clássica e Reversa, mas a mais usada é com certeza a Romana. Mesmo assim é bom ter os outros modelos, pois caso você precise usar para um projeto específico ela vai estar à mão.

fresa romana - fresas para tupia - ferramentas gerais

9. Fresa Romana

FRESA CILÍNDRICA PARA RASGO

Muito útil para fazer rasgos e encaixe de outras peças. Como na fresa para rasgo (Grupo A) você pode trocar o rolamento por tamanhos variados para variar a profundidade dos cortes.

fresa cilindrica para rasgo - fresas para tupias - ferramentas gerais

10. Fresa Cilíndrica para Rasgo

Esperamos que tenham gostado de nossas dicas de fresas para tupias. Sabemos que existem muitos outros tipos e tamanhos para as mais variadas funcionalidades. Aproveitamos para convidá-los a ler nosso artigo técnico sobre “Tupia: tipos e funcionalidades”.

Queremos saber quais você mais utilizam ou mais gostam. Deixe seu comentário abaixo e compartilhe sua experiência com a gente.