6 dicas simples para organizar suas ferramentas

Não adianta possuir uma grande variedade de ferramentas se na hora em que mais precisamos, não as encontramos, não é verdade?

São diversas e diferentes situações que precisamos recorrer a uma série de ferramentas, que por sua vez necessitam de uma atenção especial de nossa parte, para que estejam sempre à nossa disposição e em perfeitas condições.

Vantagens de manter suas ferramentas em local apropriado e em ordem:

  • Agilidade na localização da ferramenta, facilitando o trabalho;
  • Diminui as chances de ferrugem, aumentando a vida útil do objeto;
  • Profissionalismo na realização das tarefas.
  • Fácil locomoção caso as ferramentas estejam guardadas em um caixa, maleta, mochila.

Pensando nisso, a FG escolheu 6 dicas para que você possa organizar as suas ferramentas da melhor forma possível e sem nenhum problema.

1. Organize por categorias

Junte todas as ferramentas e acessórios complementares que você possuir e leve para um local amplo e arejado. Separe as ferramentas pelo tamanho ou finalidade, como ferramentas elétricas, manuais e outros acessórios. Isso facilitará a sua vida no momento que precisar encontrar algum item com rapidez.

2. Escolha um local apropriado

Normalmente, utilizamos uma ferramenta e não a guardamos em um local específico. As vezes deixamos em um canto qualquer, provavelmente em cima de algum móvel perto do local do reparo, ou no pior dos casos em lugares variados, tornando uma simples busca em uma caça ao tesouro!

Uma excelente dica é reservar um espaço exclusivo para as ferramentas. Pode ser na garagem, na área de serviço, na lavanderia. Não precisa ser grande, basta ser um local organizado e de fácil acesso.

3. Desapegue! Evite guardar itens sem serventia

Com o tempo, as ferramentas vão se desgastando, ficando desatualizadas e perdendo sua serventia. Descarte esses itens e libere espaço para os que realmente estão em boas condições de uso. Aproveite este momento para pesquisar sobre as novidades em ferramentas e atualizar seu arsenal.

4. Aposte nas caixas de ferramentas

Além de manter as ferramentas bem organizadas e dar um ar profissional para o usuário, as caixas de ferramentas ajudam no aumento da vida útil do objeto, dificultam a ferrugem e facilitam no deslocamento, podendo transportar uma grande variedade de itens de uma só vez.

Existem diferentes modelos de caixas de ferramentas: modelos em formato de maletas, caixas baú, mochilas, sanfonadas, formato carrinho com gavetas e/ou bandejas. A escolha do tipo de caixa de ferramentas ideal para você vai depender das necessidades e funcionalidades que você dará para ela.

caixas-de-ferramentas-modelos


Caixa de ferramentas: maleta, caixa baú e sanfonada.


5. Utilize painéis para organizar as ferramentas

Painéis dificilmente são móveis, mas são ótimos em facilitar a organização dos equipamentos, tornando a busca por uma ferramenta muito mais rápida. De madeira ou metal, para quem possui uma grande variedade de ferramentas, é a melhor opção.

Com o painel você pode organizar seu local de trabalho e, com as caixas de ferramenta, você pode atender seus clientes a domicílio, por exemplo.

6. Crie uma rotina para manter tudo organizado

Com tudo organizado, o próximo passo é desenvolver o costume de manter tudo sempre arrumado.

  • Não mude de lugar! Guarde as ferramentas no mesmo local após o uso;
  • Evite guardar outros tipos de itens no mesmo local das ferramentas;
  • Não jogue a ferramenta. Coloque a mesma no espaço correto.
  • Para cada novo item adquirido, arranje um espaço apropriado para ela.

Siga esses 6 passos e cuide bem de suas ferramentas. Você perceberá que tudo ficará mais fácil quando for precisar realizar qualquer tipo de reparo.

Gostou de nossas dicas? Deixe um comentário em nosso blog e conte-nos como você organiza suas ferramentas. Aproveite e compartilhe estas dicas com seus amigos nas redes sociais.