alicate amperimetro_fluke_como usar alicate amperimetro_conectafg_fg

ESSENCIAL | Como usar o Alicate Amperímetro

Conheça as vantagens de usar um Alicate Amperímetro, suas funções e a maneira correta e segura de utilizá-lo.

O que você sabe sobre equipamentos de medição elétrica? Você possui a ferramenta correta para desempenhar com excelência o seu trabalho?

Saiba que, além de dominar as funções de um equipamento de teste elétrico, um fator que desempenhará um papel importante em sua profissão e o ajudará a alcançar o sucesso é possuir um equipamento confiável, resistente e de qualidade.

Continue lendo nosso artigo e veja como o Alicate Amperímetro pode lhe ajudar em sua profissão.

ALICATE VOLTÍMETRO AMPERÍMETRO

Antes de tudo, o que é um Alicate Amperímetro?

Criado a princípio como uma ferramenta de teste de objetivo único para eletricistas, o Alicate Amperímetro é um testador elétrico que combina um voltímetro (unidade de medida da tensão – volts) com um medidor de corrente (alternada – CA; contínua- CC) do tipo alicate.

Além destas unidades de medição, os modelos mais atuais podem medir a resistência em OHM (ohmímetro) dos equipamentos. A troca das escalas de mediação ocorre através da chave seletora central e, dependendo do equipamento, a faixa de seleção pode ser manual ou automática.

FUNÇÃO VOLTÍMETRO

Para medir a tensão, esse equipamento possui dois terminais (bornes) nos quais são conectados as pontas de prova, um vermelho (tensão e corrente) e outro preto (comum), que serão colocados em paralelo com o local a ser medido.

Por exemplo, com essa função você pode medir qual é a tensão de uma tomada ou de uma corrente contínua de uma bateria ou pilha.

FUNÇÃO AMPERÍMETRO

Para medir a corrente elétrica em uma fiação, utilizamos o alicate. Esse acessório medirá a intensidade da corrente elétrica em amperes, cuja a qual, estará alimentando um equipamento, podendo ele ser um motor, painel elétrico de uma casa ou indústria, sempre prestando atenção aos limites do equipamento.

fluke_alicate amperimetro_medicao eletrica_fg_conectafg

ATENÇÃO: nunca faça a medição com mais de um condutor elétrico, pois você não terá o resultado correto. Realize o teste com os cabos elétricos separados.

FUNÇÃO OHMÍMETRO

Serve para medir a resistência (ohm) de um motor de um refrigerador, máquina de lavar, Ar Condicionado, entre outros equipamentos. Uma das características desta função é o sinal sonoro produzido no momento da medição.

Por exemplo, quando os cabos elétricos estão em perfeitas condições, ao utilizar as pontas de testes para realizar a medição, um sinal sonoro será produzido. Caso o cabo esteja danificado (rompido, por exemplo) o sinal não é disparado.

fluke_alicate amperimetro_medicao eletrica_fg_conectafg02

CONHEÇA O ALICATE AMPERIMETRO FLUKE 302+

O Fluke 302+ inclui todos os recursos precisos, confiáveis e resistentes em que você já confia, com design pequeno e ergonômico. O design inovador do corpo proporciona uma ferramenta mais compacta que atende a suas necessidades.

  • Medição de corrente de CA de 400 A
  • Classificação de segurança CAT IV 300 V, CAT III 600 V
  • Garra de 30 mm para aplicações diversas
  • Faixa de resistência de 4 kΩ
  • Botão HOLD: registra a última medição realizada;
  • Seleção Automática da faixa de seleção: elimina as chances de danificar o aparelho em caso de escolher a corrente errada.

Com o Alicate Amperímetro Fluke 302+ você terá uma ferramenta fácil de usar e que atenderá a todas as suas necessidades cotidianas de manutenção elétrica.

DICAS DE SEGURANÇA

  • Não utilizar o amperímetro em objetos com alto nível de tensão. Fique atento a especificação de cada aparelho e a sua necessidade no trabalho.
  • Fique atento a Categoria do produto (CAT I, II, III ou IV). A sua segurança depende da escolha certa. Saiba mais sobre “A importância das Categorias em Equipamentos de Medição Elétrica”.
  • Use os equipamentos de proteção corretos. Sempre utilize óculos de proteção e luvas de borracha específicas (que ofereça proteção contra circuitos energizados).