Alicates: os modelos mais utilizados e suas funções

Com vários modelos disponíveis no mercado, em que cada um deles possui uma finalidade específica, os Alicates são ferramentas que se adequam às suas necessidades e auxiliam no dia a dia profissional!

Indispensáveis em qualquer caixa de ferramentas, os Alicates são utilizados nos mais diversos segmentos de atuação. Por esse motivo, existe uma grande variedade de modelos no mercado, com características e funcionalidades específicas para atender determinados trabalhos! Entender para que serve cada modelo é fundamental para executar os serviços de maneira eficiente, garantindo os melhores resultados.

Pensando nisso, separamos os tipos de Alicates mais utilizados, explicando também suas funções e indicações. Confira!

ALICATE UNIVERSAL

Como o nome já diz, seu uso é geral. É o modelo mais comum e uma ferramenta indispensável em qualquer caixa de ferramentas, seja para uso profissional ou hobby. Isso porque o Alicate Universal é indicado para cortar, apertar objetos, dobrar fios, entre outras aplicações. Ele une as funções do Alicate de Bico e do Alicate de Pressão.

alicate universal gedore com isolação

Alicate Universal 8″ com Isolação – GEDORE

ALICATE ELETRICISTA

Indispensável para profissionais que atuam na área elétrica, o Alicate Eletricista possui orifícios para encaixe dos fios e permite descascá-los em diferentes dimensões. Ainda que outros alicates também sejam capazes de cortar fios, com ele é possível agarrar melhor o fio e fazer um corte mais longo, sem deixar rebarbas indesejadas. E apesar de possuir um design muito semelhante ao Alicate Universal, a diferença está na isolação do cabo, que no caso do modelo Eletricista deve ser de 1.000 V.

alicate eletricista gedore

Alicate Eletricista – GEDORE

ALICATE DE BICO (MEIA-CANA)

Se diferencia pela ponta que, como o nome já diz, parece um bico, podendo ser reto ou com curva de 90°, dependo da necessidade do trabalho. Essa ferramenta é muito utilizada em serviços de mecânica e de eletricidade para corte e torção de cabos, fios e arames.

O Alicate de Bico Meia-Cana também pode ser regulado para que se encaixe melhor em porcas, canos e outros materiais. Por conta dessa caraterística, a ferramenta é ideal para ser utilizada em locais delicados e de difíceis acesso.

alicate meia cana gedore

Alicate Meia-Cana Curto 45º – GEDORE

ALICATE DE PRESSÃO

Utilizado para segurar e pressionar peças e superfícies, crimpar terminais e, também, desapertar parafusos e porcas. Existem diversos formatos para as mais variadas aplicações, como o Alicate de Pressão Específico para Soldador. Na Ferramentas Gerais você encontra uma enorme variedade deste modelo.

 

alicate de pressão gedore

Alicate de Pressão 7″ Triangular – GEDORE

ALICATE PARA ANÉIS

Esse modelo de Alicate possui duas pontas bem finas para encaixe em anéis de retenção, podendo ter bico reto ou curvo. É utilizado para colocar e retirar anéis externos e internos de máquinas e equipamentos.

jogo de alicates para anéis gedore

Jogo de Alicates para Anéis – GEDORE

 ALICATE BICO REDONDO

Possui um perfil cônico nas mandíbulas, sendo perfeito para fazer voltas e loops em arames e fios elétricos. Basta prender a ponta do fio e enrolá-lo em volta do alicate, na altura correspondente ao diâmetro desejado. Também é muito usado em projetos de artesanato e joalheria, para acabamentos decorativos.

alicate bico redondo gedore - ferramentas gerais

Alicate Bico Redondo 6.1/4″ – GEDORE 

ALICATE BOMBA D’ÁGUA

Esta ferramenta, conhecida também como Alicate Bico de Papagaio, é indicada para reparos, consertos e manutenção de diversos equipamentos. Dentre os tipos de Alicates, é o mais utilizado no segmento hidráulico, para apertar canos, torcer porcas, além de consertar encanamentos e torneiras.

Alicate Bomba D'Água 10" - VONDER

Alicate Bomba D’Água 10″ – VONDER

 ALICATE CORTE DIAGONAL

Seu formato permite realizar cortes rentes à superfície trabalhada, sendo muito útil para serviços de eletrônica, por exemplo. Ideal para aparar pernas de componentes e sobras de fio após a soldagem.

alicate corte diagonal gedore - ferramentas gerais

Alicate de Corte Diagonal 6.1/4″ Isolado – GEDORE

ALICATE DESENCAPADOR DE FIOS

Serve para descascar pontas de fios e cabos, para conexões de terminal e soldas. Possui encaixes nos tamanhos adequados para cada espessura de fio a ser descascado. Escolhendo o encaixe correto, é possível fechar o alicate sem medo de danificar o condutor, sendo que apenas a cobertura plástica será cortada e sairá com facilidade.


ALICATE CRIMPADOR

Usado para fixar conectores em cabos e também possui diversas variações. Um exemplo de trabalho que utiliza muito essa ferramenta é a instalação de cabos de rede para computadores. Na hora da compra, certifique-se de escolher o modelo correto de alicate, pois cada um será ideal para crimpar um tipo específico de conector.

alicate grimpador gedore - ferramentas gerais

Alicate Crimpador – GEDORE

ALICATE REBITADOR

Ideal para unir, de maneira segura, componentes e chapas dos mais variados materiais por meio de rebites de alumínio ou aço.

ALICATE REBITADOR

 Rebitador Manual tipo Alicate – NOVE54

ALICATE TORQUÊS

O Alicate Torquês ou Torquesa, como é comumente chamado, é uma das melhores ferramentas de corte, sendo muito utilizado na construção civil, para cortar vergalhões e fazer amarração em concreto. Ideal também para aparar ou reduzir azulejos e porcelanas, e quebrar pastilhas.

ALICATE TORQUES

Torquês para Armador 12″ – VONDER

E assim fechamos nossa lista dos Alicates mais utilizados. Além desses, existem muitos modelos e variações que podem ajudar a resolver as situações mais específicas como, por exemplo, o Alicate para TerminaisAlicates para Abraçadeiras, entre outros. E o melhor é que todos eles você encontra em nossas lojas!

Ficou interessado em algum modelo? Visite a categoria de Alicates em nosso site ou dê uma passada em uma de nossas lojas físicas. Ficaremos muito felizes com sua visita.

Dúvidas sobre como comprar ou sobre algum produto? Deixe seu comentário abaixo que iremos responder o mais rápido possível.

E para continuar sua visita em nosso Blog, recomendamos a leitura sobre Cuidados que garantem o uso correto e manutenção da vida útil dos alicates!