chaves

Tipos de chaves: conheça os modelos mais utilizados e suas principais finalidades

Com certeza você já precisou de algum tipo de chave ao realizar trabalhos diversos, seja ele profissional ou aqueles consertos e instalações que realizamos em casa mesmo. A variedade de modelos de Chaves é grande, assim como suas utilizações, por isso conheça todas as aplicações dessas ferramentas no post abaixo.

Seja para apertar um parafuso ou até mesmo trocar um pneu, as chaves são ferramentas manuais obrigatórias para trabalhos profissionais de mecânicos, eletricistas, marceneiros, carpinteiros, entre muitos outros profissionais. São altamente recomendadas para a caixa de ferramentas que todos devem ter em casa, servindo para realizar pequenos reparos, montagens ou situações de emergência.

Devido à variedade de modelos, muitos podem ficar em dúvida sobre qual chave deve ser utilizada para determinada situação. E aqui é importante conhecer a real finalidade da ferramenta, afinal, essa informação é imprescindível para garantir sua vida útil, seu máximo desempenho e é claro: a satisfação final do que precisa ser feito. Lembre-se de jamais utilizar uma ferramenta para função a qual não foi projetada, evitando danos à própria ferramenta e garantindo maior segurança durante seu manuseio!

Conheça as diferenças entre os principais modelos de chaves e em quais casos devem ser usados:

1. Chave de fenda
Com a função de girar, afrouxar ou apertar parafusos, é um daqueles modelos necessários nos mais variados tipos de trabalhos. Encontrada no mercado em vários tamanhos, que estão relacionados à medida do parafuso utilizado (largura da ponta) e também quanto ao comprimento da haste, sendo essencial considerar  sempre o espaço em que se está trabalhando. Há modelos com cabo tipo “toco”, mais curto, para locais de difícil acesso. Mas atenção: as chaves de fenda só devem ser usadas em parafusos tipo fenda simples.

Chave de Fenda – VONDER

2. Chave phillips
Esse é outro modelo bastante comum nos jogos de ferramentas. Possui cabeça estrelada (tipo phillips), que aperta e desaperta parafusos  desse formato, evitando assim estragar o parafuso ou a rosca. Os tamanhos disponíveis no mercado estão relacionados à medida (número de pontas) e comprimento da haste, também com a opção em alguns casos do cabo tipo toco, mais curto. Este modelo deve ser utilizado apenas para fixar e soltar parafusos com fenda cruzada/phillips.


Chave Phillips – Sata

ESTÁ GOSTANDO DO NOSSO MATERIAL?
Cadastre seu e-mail, receba nossa newsletter e fique por dentro das novidades no mercado de ferramentas e equipamentos!

 3. Chave estrela
É indicada para apertar e soltar porcas e parafusos sextavados com mais facilidade. O ideal é ter um pequeno jogo com diversos tamanhos, pois o encaixe perfeito em várias posições é essencial para desempenhar o serviço com essa ferramenta. Outra vantagem de seu uso é a existência de maiores pontos de fixação, que conferem a distribuição uniforme da força aplicada na parte central do sextavado, evitando a deformação dos cantos das porcas e parafusos.  Lembre-se: nunca utilize prolongadores sobre a chave, pois isso aumentará o torque aplicado e diminuirá a vida útil da ferramenta.


Chave Estrela – Belzer

4. Chave fixa
Também conhecida como “chave de boca”, é indicada para apertar e soltar porcas e parafusos sextavados. Os modelos contam com pontas estreitas, que permitem o uso em locais de difícil acesso. Lembre-se: nunca utilize prolongadores sobre as chaves, pois isso aumenta o torque aplicado e diminuirá a vida útil da ferramenta.

Chave Fixa – Mayle

5. Chave combinada
Essa é uma ferramenta polivalente – 2 em 1: possui boca fixa de um lado e boca estrela do outro, da mesma medida, permitindo que seja utilizada para trabalhos com porcas e parafusos sextavados. Lembre-se: nunca utilize prolongadores sobre as chaves, pois isso aumenta o torque aplicado e diminuirá a vida útil da ferramenta.

Chave Combinada – Tramontina

6. Chave allen
O modelo mais conhecido dessa chave é o que possui o corpo em L, que possibilita o efeito alavanca no momento do aperto de parafusos com sextavados internos.

Chave Allen Abaulada – Gedore

Há ainda outros tipos de chaves no mercado, como a chave ajustável/inglesa, chave grifo, chave para cano, chave biela, chave canhão, chave hexalobular, entre outras. Um modelo para cada necessidade, que você encontra na FG. Acesse nosso site e confira todas as opções de  ferramentas manuais em nosso catálogo eletrônico de produtos e visite uma de nossas lojas!

Ficou com alguma dúvida sobre o conteúdo ou gostaria de compartilhar sua sugestão? Deixe seu comentário abaixo!