cerca viva - aparador de cerca viva - conecta fg - ferramentas - fg

5 tipos de Cerca Viva e como cuidar

Conheça os tipos mais usados de Cerca Viva e confira nossas dicas e ferramenta ideal para cuidar corretamente dela.

Privacidade, segurança, proteção (contra barulho, vento e poluição), delimitação de espaços e um visual incrível são algumas das finalidades que uma Cerca Viva pode oferecer para a sua casa. E para cada finalidade existe uma espécie mais indicada, vamos conhecer algumas?

cerca viva - tipos de cerca viva - jardinagem - paisagismo - fg

Veja abaixo 5 tipos de Cerca Viva que poderão atender a sua necessidade:

PIRACANTA

Apesar de não ser muito conhecida, a Piracanta é bem resistente ao Sol e apresenta um lindo visual. Esta Cerca Viva floresce a partir do começo da primavera e produz pequenos frutos que vão até o inverno.  Ela chega a medir até 4 metros, mas pode ser utilizada como cerca baixa para delimitar espaços.

PINGO-DE-OURO

Por possui um forte e bonita cor verde-limão, este arbusto é muito utilizado para paisagismo. É uma cerca que pode ser cultivada em todo o país, pois suporta altas e baixas temperaturas. Muito utilizada para delimitar espaços.

HIBISCO

Com uma linda folhagem densa e de fácil manutenção, o Hibisco é muito usado para delimitação de espaços e bloqueio de ventos fortes.

BUXINHO

Com certeza você já viu vários deste arbusto por aí. O Buxinho possui diversas funcionalidades e pode ser podado de diferentes maneiras. Cresce bem em Sol pleno e pode alcançar até 5 metros de altura.

DRACENA

Também conhecida como Dama da Noite, esta Cerca Viva possui duas finalidades bem específicas: anti-pó (quebra vento) e ruído. Esta espécie pode chegar até 6 metros de altura e se desenvolve bem em Sol pleno. Sua manutenção é bem simples: podas anuais mantém o arbusto saudável e bonito.

COMO CUIDAR DE CERCAS VIVAS

Seja qual for a sua necessidade, veja algumas dicas muito úteis para você aplicar no cultivo da sua cerca viva:

  • Prefira plantar uma cerca viva em períodos de mais umidade e chuva como a primavera e verão;
  • Utilize um podador para manter a forma e tamanho adequados dos arbustos. Para cercas altas e mais difíceis de moldar, utilize um aparador de cerca viva;
  • Quer dar mais vida e forma ao seu arbusto? Para fazer formatos geométricos utilize fios esticados ou uma moldura de madeira. Coloque a moldura sobre a planta e corte os ramos que ficarem para fora dela;
  • Corte somente as plantas novas e mantenha o rebento principal intacto até ele chegar na altura que você deseja;
  • Arbustos que florescem no verão, devem ser podados no inverno. Já os arbustos perenes (que vivem mais de 2 anos) ou de agulha devem ser podados na primavera ou outono;

MANUTENÇÃO E PODA

Realize podas periódicas para determinar o estilo e tamanho da sua cerca viva. Você pode criar diversos formatos, dando mais vida e estilo ao seu espaço. Utilize podadores ou aparadores (elétricos, à bateria ou a gasolina) para realizar estas podas.

cerca viva - aparador de cerca viva tramontina - conecta fg - fg

Prefira equipamentos à bateria e elétricos para uso doméstico e espaços menores. Para amplos espaços, um aparador à gasolina fará um serviço melhor, aumentando a produtividade de seu serviço. Você também pode utilizar podadores manuais para realizar pequenos detalhes em seu cercado.

 

A Ferramentas Gerais possui uma ampla variedade de produtos para Jardinagem e Paisagismo, como Aparadores de Cerca Viva e Tesouras para Poda.

Visite nosso site ou passe em uma de nossas lojas e confira todos os produtos da Tramontina para deixar o seu jardim bem cuidado!  Conte com a FG!

Quer saber mais sobre Ferramentas de Jardinagem? Clique aqui e leia nosso artigo.