compressor de ar toolmix - conecta fg - ferramentas gerais

O que é um Compressor de Ar e para que serve?

Conheça os principais modelos de compressores de ar, suas funções e as principais dicas de segurança e manutenção desse equipamento.

O compressor de ar é uma ferramenta muito importante para segmentos como construção civil e indústria, entre elas automobilística e de equipamentos agrícolas, por exemplo.

O equipamento produz ar comprimido, oferecendo uma fonte contínua de ar, que auxilia no funcionamento das ferramentas pneumáticas, como furadeiras, chaves de impacto, retificadeiras, lixadeiras, cortadores, grampeadores, pistolas para pintura,  entre outros , e também em linhas de produção industriais.

Entre os cuidados na hora da escolha do modelo ideal é verificar  as características do ar gerado, que deve ser puro e livre de partículas sólidas. E fique atento, pois quanto mais limpo for o ar expelido pelo equipamento, menor serão os custos com manutenções e de trocas de peças.

UTILIDADES DE UM COMPRESSOR

O compressor de ar pode ser utilizado por diversos profissionais, segmentos do mercado e até mesmo para uso doméstico. Para cada função, é exigida uma capacidade (baixa, média e alta) do equipamento.

USO DOMÉSTICO

Nesse caso, o recomendado é  um compressor de ar com baixa capacidade, o qual permite  realizar diversas atividades em  residências, entre elas o enchimento de pneus de bicicletas e carros,  colchão de ar, renovar a pintura da casa, envernizar móveis e até mesmo pulverizar plantas.

USO PROFISSIONAL

Neste caso, existem Compressores de baixa capacidade e de média capacidade. Os equipamentos de baixa capacidade são de pequeno porte, bastante utilizados por dentistas, no enchimento de objetos infláveis, para aerografia e até mesmo na pulverização de plantas, muito útil para jardinagens e grandes áreas verdes.

Já os compressores com capacidade média são muito utilizados em oficinas mecânicas e borracharias, pois é necessária uma compressão mais precisa do ar. Também podem ser utilizados no segmento de transportes, como por exemplo, ferroviários e públicos, compondo o sistema de freio dos veículos.

USO INDUSTRIAL

Compressores de ar utilizados na indústria possuem grande capacidade de compressão. Geralmente possuem três pistões e são  utilizados em grandes sistemas pneumáticos de fábricas e oficinas.

MANUTENÇÃO E CUIDADOS ESPECIAIS

Para manter o equipamento em perfeitas condições de uso e reduzir os gastos com manutenções, confira algumas recomendações de manutenção e cuidados especiais:

  • Verifique semanalmente o nível do óleo de lubrificação. Recomenda-se a troca de óleo após um mês da primeira operação. Após o primeiro mês de uso, a troca de óleo pode ser trimestral, ou de acordo com as recomendações do fabricante;
  • Limpe, semanalmente, o compressor. Os acúmulos de resíduos prejudicam a dispersão do calor, afetando o funcionamento do equipamento;
  • Mensalmente, verifique a tensão das correias, pois elas podem prejudicar o equipamento, caso estejam operando incorretamente;
  • Crie um cronograma de vistoria do equipamento para encontrar vazamentos nas válvulas, juntas e tubulações, buscando evitar a dispersão do ar;
  • Teste, periodicamente, o funcionamento da válvula de segurança e verifique as juntas do cárter para evitar perdas de óleo lubrificante do compressor;
  • Preste atenção na fixação das serpentinas resfriadoras afim de evitar que, em decorrência da vibração, elas sejam rompidas ou soltas do compressor;
  • Dependendo das condições do ambiente em que o compressor opera, remova e limpe o filtro de admissão semanalmente ou a cada mês.

Além dessas recomendações, é muito importante a utilização dos EPIs para cada tipo de trabalho. Evite acidentes ao usar óculos de proteção, luvas, macacões e protetores auditivos, entre outros indicados para a sua atividade.

Apesar da tecnologia ter diminuído em grande escala os ruídos gerados pelos Compressores de Ar, é sempre bom evitar o risco.

Está procurando por um Compressor de Ar? Você encontra os melhores equipamentos em nosso site e também nas lojas da Ferramentas Gerais. Visite-nos e conheça os nossos produtos.

Cadastre seu e-mail para receber mais conteúdos sobre o mercado MRO e siga a FG nas redes sociais.