Conecta_cuidados_com_veiculo

Cuidados com o veículo antes de pegar a estrada

Antes de viajar, é muito importante conferir com cuidado as condições gerais do seu carro, reduzindo o risco de panes e paradas forçadas ao longo do trajeto. Confira algumas dicas que separamos e boa viagem!

Épocas de feriado prolongado e férias são ideais para visitar parentes e amigos que moram longe, ou mesmo para as tradicionais viagens em família. Checar todas as condições do veículo antes de iniciar a jornada é fundamental. Afinal, muito melhor prevenir o risco de panes e paradas forçadas ao longo do caminho, do que ter que remediá-las.

Vale lembrar que, mesmo quando o veículo está com a manutenção em dia, é importante verificar alguns itens básicos:

Pneus e estepe

Avalie as condições gerais dos pneus e estepe e mantenha a frequência de rodízio junto ao seu mecânico de confiança, para que o desgaste seja equivalente entre os pneus dianteiros e traseiros. Também é importante, com o carro carregado e abastecido, verificar a calibragem dos pneus.

Para verificar a pressão interna, uma dica é utilizar um Medidor Digital de Pressão, antes de levar ao posto para a correta calibragem.

medidor de pressão para pneus

Medidor Digital de Pressão VONDER

O medidor pode ser utilizado, inclusive, em outras épocas do ano, já que a calibragem errada dos pneus provoca desgaste e maior consumo de combustível – dados de fabricantes de pneus indicam que a calibragem errada reduz a vida útil do produto em até 45% e aumenta o consumo de combustível em até 4%.

Rodas e direção

Na oficina, peça uma atenção especial ao alinhamento de direção e balanceamento das rodas. Também avalie eventuais amassados nas rodas de ferro ou quebras e trincas em rodas de liga.

Itens de segurança

Macaco, chave de roda e triângulo de sinalização são itens obrigatórios no veículo. Verifique se eles estão no carro e o estado geral de funcionamento de cada um. Lembre-se: a falta dessas ferramentas é considerada infração gravíssima!

Chave de Roda Cruz Gedore

Chave de Roda Cruz Gedore

Sistema elétrico e limpeza dos vidros

Confira se as lanternas, faróis e piscas estão funcionando corretamente e lembre-se de substituir imediatamente eventuais lâmpadas queimadas. Também é importante checar o funcionamento dos limpadores e desembaçadores, incluindo o nível do reservatório de limpeza e o estado das palhetas.

Além dos itens obrigatórios, você pode manter uma pequena caixa de ferramentas em seu veículo, para auxiliar em situações de emergência – na hora de um socorro elas podem ser bastante úteis. Por isso, indicamos que tenha em mãos alguns jogos funcionais, com medidas variadas de chaves de fenda/phillips, chaves combinadas, chaves allen e chaves hexalobular, além de um alicate universal.

 

Jogo de Chave Phillips Gedore

Jogo de Chave de Fenda/Phillips com 5 peças Gedore

Também é importante ter em mãos uma lanterna, para eventuais emergências à noite ou em situações com pouca iluminação, e luva de poliéster, para proteção das mãos no manuseio das peças e ferramentas.

Luva de proteção

Luva de Poliéster Kalipso  

Quer montar seu kit de ferramentas para carros? Confira nossas dicas e fique preparado para qualquer situação!

Inscreva-se para receber mais conteúdos como este e ficar por dentro das novidades em ferramentas!

Ficou com alguma dúvida sobre o conteúdo ou gostaria de compartilhar sua sugestão? Deixe seu comentário abaixo que responderemos o mais breve possível.