Como instalar uma tomada – Faça você mesmo

Quer saber como instalar uma tomada? Veja como é rápido, seguro e prático realizar esta tarefa, após ler nosso passo a passo.

Antes de aprender Como instalar uma tomada, você precisa saber qual o equipamento que você irá precisar: uma tomada de 10A (amperes) ou de 20A? Esta escolha é muito importante, pois ao escolher a tomada com a capacidade errada, seu equipamento possui grandes chances de ser danificada.

QUAL TOMADA ESCOLHER: 10A OU 20A?

10A: possui orifícios e plugues menores (4mm de diâmetro). É utilizado pela maioria dos equipamentos utilizados no dia a dia em sua casa, como por exemplo, televisão, carregadores de celular, computadores. Ideal para ambientes como salas, quartos e escritórios.

Verifique no equipamento o total da corrente. Em uma tomada de 10A, a capacidade não deve exceder 10A.

20A: os orifícios e plugues das tomadas são maiores (4,8mm de diâmetro). Este padrão é utilizado por equipamentos que exigem maior capacidade como geladeira, micro-ondas, aspirador de pó, forno elétrico, máquina de lavar roupas.

É recomendado ter este tipo de tomada em ambientes com equipamentos que exijam maior capacidade como cozinhas, banheiros e lavanderias.

Após comprar a tomada correta para a sua necessidade, vamos aos passos de como instalar uma tomada. Separe as ferramentas comuns para trabalhos elétricos e vamos trabalhar.

1. DESLIGUE A ENERGIA

Desligue a chave de energia elétrica do local da instalação, ou melhor, desligue o disjuntor. De forma alguma, inicie a instalação da tomada antes de desligar a energia!

desligue o dijuntor chuveiro elétrico ferramentas gerais

2. REMOVA A PEÇA ANTIGA

Utilize uma chave de fenda e uma philips para remover a tomada antiga. Logo após tirar a capa (proteção) desconecte os fios dos bocais internos da toma.

como instalar uma tomada - conecta fg - ferramentas gerais

3. VERIFIQUE A FIAÇÃO

Após retirar a peça, verifique se está tudo ok com a fiação. Caso precise, corte as pontas danificadas e desencape mais ou menos 5mm dos fios. Utilize um alicate universal e ou alicate decapador para isso.

alicate universal fg ferramentas para eletricista

4. IDENTIFIQUE A FIAÇÃO

Geralmente, os fios da tomada podem ser identificados pelas seguintes cores: azul claro (neutro), verde ou verde com amarelo (terra) e vermelho, preto ou marrom (fase). Atenção: siga sempre as cores indicadas nas normas ABNT.

como instalar uma tomada - identifique os fios - conectafg - fg

5. LIGUE OS FIOS

Ligue o fio terra no pino do meio. Fixe o fio fase por um lado e o neutro por outro lado. Se algum pino tiver a letra N em relevo, coloque o fio neutro nele. Parafuse os fios nos respectivos pinos.

Atenção: evite encostar os fios desencapados e nunca segure dois fios ao mesmo tempo.

6. FINALIZANDO A INSTALAÇÃO

Após instalar os fios, parafuse o suporte no local da instalação, tendo cuidado na organização dos fios no buraco. Em seguida, coloque a placa para terminar o acabamento. Religue a rede elétrica e teste.

Simples e fácil não é mesmo? Apenas precisamos ficar atentos e não esquecer de desligar corretamente o quadro elétrico. Agora que você já sabe Como instalar uma tomada, deixe seu comentário e conte o que achou de nossas dicas. Obrigado e até o próximo artigo!