Eletricista

Eletricista: prevenção e segurança para o trabalho

O trabalho do eletricista requer conhecimento, experiência e muitos cuidados. Por isso, para garantir a sua segurança é preciso conhecer os riscos e assim, tomar todas as medidas preventivas necessárias!

No dia a dia do eletricista, ter boas práticas de segurança é fundamental para exercer suas atividades. Afinal, os acidentes elétricos podem acontecer até com aqueles profissionais mais experientes. O choque elétrico é o mais conhecido, mas existe também o arco elétrico, o risco de queimaduras e até mesmo de quedas, quando o serviço é realizado em altura.

A principal causa desses acidentes está relacionada à negligência às normas e aos cuidados necessários na hora de realizar um serviço. E ainda, ao uso incorreto dos equipamentos, falta de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), ataques de insetos, entre outros.

COMO EVITAR ACIDENTES

O conhecimento é uma das formas de se prevenir e evitar acidentes no trabalho com energia elétrica. E todas as orientações para trabalhar com segurança estão descritas na NR 10 – Segurança em instalações e serviços em eletricidade. Ela estabelece medidas de controle para serviços em eletricidade (proteção coletiva, proteção individual e procedimentos de trabalho).

Separamos também algumas práticas que devem ser constantes no dia a dia do profissional que trabalha nesse segmento. Confira abaixo:

Escolha as ferramentas certas:

Cada ferramenta tem a sua função, portanto, não use-a para finalidades diferentes das que são indicadas. E ainda, certifique-se que seus equipamentos estão dentro do prazo de validade e em boa qualidade para o uso!

Faça treinamentos

A capacitação é a melhor maneira de prevenir acidentes. Esteja sempre atualizado quanto às normas regulamentadoras, como a NR 10 e, para quem trabalha em altura, a NR 35. Treinamentos periódicos permitem que o conhecimento seja reciclado, garantindo assim maior preparo para o profissional realizar suas atividades.

Use EPIs adequados

Utilizar Equipamentos de Proteção Individual é fundamental para as mais diversas profissões. No caso dos eletricistas, eles ajudam a minimizar os riscos ao trabalhar com a rede elétrica e devem ser utilizados de acordo com o tipo de exposição ao risco elétrico. Veja algumas opções:

– Capacetes: além da proteção contra quedas e impactos na região da cabeça, os capacetes classe B possuem isolamento térmico ideal para esse tipo de atividade, protegendo contra choque elétrico.

Capacetes Aba Frontal – 3M

Luvas: garantem a segurança das mãos contra choques e queimaduras. Podem ser isolante de borracha, de couro, de proteção tipo condutiva e de vaqueta.

Luva de Borracha para Eletricista – ORION

Botina de Segurança: é necessário que seja capaz de isolar a eletricidade e tenha biqueira plástica com resistência mecânica. Importante: não utilizar bico de ferro, pois é condutor de energia e proibido no trabalho dos eletricistas.

Botina em Couro com Elástico com Biqueira – MARLUVAS

Cinto de segurança e travas de proteção: devem ser utilizados pelos eletricistas que desempenham trabalhos a mais de 2 metros do chão.  Atenção nessas situações para utilizar o cinto específico para uso em tarefas com eletricidade, pois esses modelos contam com revestimento isolante em suas partes metálicas para evitar choques elétricos.

Cinto de Segurança Paraquedista – VICSA

Talabarte – VICSA

Previna-se!

Manter o ambiente de trabalho seguro é essencial para evitar curtos-circuitos e incêndios. Por isso, medidas preventivas devem ser adotadas no dia a dia do eletricista, como ligar os equipamentos nas tomadas de maneira adequada, realizar manutenção dos equipamentos periodicamente e não fazer gambiarras nas instalações elétricas.

Se você trabalha com energia elétrica, coloque essas dicas em prática e garanta mais segurança para a sua rotina profissional. Que tal começar pelas ferramentas e EPIs, garantindo os seus em uma das lojas FG? Confira nossos endereços e venha nos visitar!

E para continuar a visita em nosso blog, recomendamos a leitura sobre as Ferramentas indispensáveis para o Eletricista!