eletronica

Sete ferramentas indispensáveis para o profissional de Eletrônica

Você sabe quais ferramentas são essenciais para uma bancada de Eletrônica? Neste artigo vamos ajudá-lo responder a essa pergunta, mostrando ferramentas e equipamentos necessários para este segmento!

A Eletrônica está presente em (quase) tudo do nosso dia a dia: geladeira, máquina de lavar, televisão, automóvel, computador, micro-ondas, cafeteira, celular, liquidificador, câmera fotográfica, entre muitos outros. Ou seja, desde um smartphone até atividades de eletromedicina, bioengenharia e robótica, a Eletrônica está envolvida!

Para começo de conversa é preciso saber que Eletrônica é a parte da engenharia responsável pelo projeto e desenvolvimento de sistemas elétricos e eletrônicos, abrangendo diversas áreas, principalmente aquelas ligadas à tecnologia.

O profissional de Eletrônica é responsável por elaborar projetos, montar, instalar e realizar manutenção corretiva e preventiva em equipamentos eletrônicos, desenvolver dispositivos de circuitos e sugerir mudanças no processo de produção, criação e implementação dos sistemas de automação.

Para tudo isso, é essencial contar com ferramentas adequadas e de boa qualidade! Com o intuito de ajudar na escolha das melhores ferramentas para a sua bancada, separamos 7 itens indispensáveis para essa atividade. Vamos conhecê-los?

ALICATE DE CORTE

Os alicates são usados na Eletrônica para cortar fios, terminais de componentes, cabos, entre outros materiais. O ideal, para iniciar a atividade, é ter pelo menos um modelo de bico pequeno e um para cortes grandes. Na hora de escolher o seu alicate, fique atento ao tipo de trabalho a ser desempenhado para acertar no tamanho, capacidade de corte e tipo de isolação, evitando assim possíveis transtornos.

eletrônica

Alicate de Corte Diagonal 4″ – BELZER

MULTÍMETRO

Certamente um dos equipamentos mais básicos e fundamentais da Eletrônica. Responsável por realizar medições elétricas, o Multímetro Digital tem capacidade para medir diferentes grandezas elétricas como: tensão, corrente, continuidade, entre outras. Um equipamento versátil que proporciona ao usuário facilidade nas medições e segurança nas leituras para o bom funcionamento dos circuitos elétricos. Importante levar em conta as funcionalidades do equipamento na hora da compra, pois elas podem variar de acordo com a marca e o modelo.

eletrônica

Multímetro Digital MDV 0750 – VONDER

PINÇA

Indicada para o manuseio de componentes eletrônicos e pequenas peças, a pinça faz toda a diferença para as atividades desse segmento. Existem diferentes modelos, por isso é importante levar em consideração as características do trabalho a ser realizado para escolher entre as opções com pontas lisas ou pontas serrilhadas, retas ou curvadas, com ou sem isolação.

eletrônica

Pinça com Ponta Curva Serrilhada – GEDORE

FERRO DE SOLDA

Uma das ferramentas muito utilizadas nessa área é o ferro de solda, que serve para transformar corrente elétrica em calor, fundindo uma parte metálica do estanho. Indicado para fixar componentes eletrônicos em placas, unir cabos e fios, entre outras finalidades, o ferro de solda possui três versões mais conhecidas: o modelo reto ou tradicional, de fácil utilização e valor acessível; o tipo machado, utilizado em operações mais específicas como soldagem de malhas; e o tipo pistola, que além de ter um funcionamento simples, possui um formato de pistola que proporciona melhor ergonomia durante o trabalho.

eletrônica

Ferro para Solda FSN 0030 – NOVE54

SOLDA ESTANHO

Material utilizado para soldar cabos e componentes em placas eletrônicas e quadros elétricos. Composto por uma liga de estanho e chumbo, apresenta versões com diferentes concentrações desses compostos, as quais são utilizadas de acordo com o tipo de soldagem a ser realizada. Possui ótima resistência e baixo resíduo, conferindo uma alta qualidade na soldagem.

eletrônica

Estanhos em Fio para Solda com Fluxo – SOFT

LUPA

A lupa de mesa ou de bancada é um excelente acessório para quem trabalha montando ou consertando objetos ou peças que não podem ser vistos com todos seus detalhes a olho nu. Além disso, permite deixar as mãos livres para o manuseio dos componentes de pequeno porte, proporcionando ganho de tempo na realização de tarefas. Importante ficar atento para os detalhes do tipo de fixação da lupa, assim como o grau de aumento de imagem, para obter o melhor resultado no dia a dia profissional.

eletrônica

Lupa Articulada com LED – VONDER

PARAFUSADEIRA DE PRECISÃO TIPO CANETA

É uma mini parafusadeira sem fio, no formato de uma caneta, leve e fácil de manusear, permitindo o alcance de pequenos componentes em locais de difícil acesso.

Ideal para trabalhos que necessitam de qualidade e precisão, como para uso em placas eletrônicas, computadores, monitores, smartphones, câmeras fotográficas, pequenos objetos, entre outros. Normalmente possuem carregamento USB.

eletrônica

Parafusadeira de Precisão a Bateria 3,7 V, tipo Caneta, VONDER

Agora que já conhece os equipamentos básicos para começar uma bancada de Eletrônica, saiba também que você pode adquirir todos os produtos citados e muitos outros em nossas lojas!

Se você gostou desse artigo, compartilhe em suas redes sociais. Aproveite e deixe um comentário abaixo falando qual ferramenta não pode faltar na sua bancada!

Continue a visita no Conecta FG e saiba mais sobre outros dois produtos que são muito importantes para diversas atividades no segmento de Eletrônica: o Soprador Térmico e o Inversor de Solda. Boa leitura!