elevador automotivo - oficina mecanica - ferramentas gerais - conecta fg

Elevador automotivo: 7 dicas de uso e segurança

Confira nossas 7 dicas de como utilizar um elevador automotivo e destaque-se em seu negócio. Além disso, temos algumas dicas de segurança que, além de facilitar seu trabalho, irão ajudar a evitar acidentes.

A competividade do mercado, independente do segmento, está cada vez mais acentuada. As empresas investem cada vez mais em novos serviços e tecnologias na tentativa de alcançar o primeiro lugar na mente dos consumidores. As batalhas estão cada vez mais acirradas e quem comer mosca poderá perder território.

Vamos pegar o caso de uma oficina mecânica. A competitividade é enorme pois o número de oficinas automotivas que trabalham no mesmo segmento é grande. Já imaginou quantas oficinas mecânicas oferecem serviços de balanceamento e geometria, troca de óleo e pneu? Só em São Paulo eu chutaria mais de 300.

elevador automotivo - oficinas mecanicas em sao paulo - coneta fg

Oficinas Mecânicas – Bairro em São Paulo Capital

Para superar os concorrentes uma das saídas é investir em novos serviços e/ou em ferramentas que aumentem a produtividade na sua oficina, como um elevador automotivo, por exemplo.

Existe uma série de procedimentos que você deve seguir ao utilizar o elevador automotivo. Além de garantir segurança, isso vai facilitar o uso do equipamento no dia a dia. Confira:

1. POSICIONE O VEÍCULO NO CENTRO DO ELEVADOR

Certifique-se de posicionar o carro bem no centro do elevador automotivo para garantir que o peso esteja corretamente distribuído. Isso evita que o carro deslize ou que partes do elevador sejam danificadas, por exemplo.

2. RETIRE O PESO EXTRA

Antes de começar o serviço, pergunte ao cliente se existe alguma bagagem ou carga na caçamba. Se tiver, retire todo o peso extra. Dessa forma você evitará danos em seu equipamento devido ao esforço extra.

elevador automotivo - fg - peso extra - conecta fg

3. VERIFIQUE OS PONTOS DE APOIO

Verificar as marcações do fabricante do veículo para o local mais indicado de encaixe nas sapatas de sustentação. É muito importante esta etapa já que o carro será completamente suspenso.

4. FAÇA UMA ELEVAÇÃO TESTE

Antes de elevar completamente o veículo, comece sempre puxando a alavanca rapidamente, apenas para que o carro saia brevemente do chão. Confira se está tudo certo antes de erguê-lo totalmente. Isso garante que nada dê errado ou fique enroscado entre o carro e o elevador durante o processo.

5. NÃO LAVE VEÍCULOS NO ELEVADOR

Nunca lave ou molhe veículos suspensos no elevador, pois a água pode danificar os componentes eletrônicos ou ocasionar oxidações.

elevador automotivo - nao lavar carros - fg - conecta fg

Elevadores automotivos para lavagem de veículos precisam ser produzidos especificamente para este fim, com uma preparação própria da pintura como forma de evitar oxidação das partes metálicas e blindagem especial para evitar o contato da água com as partes internas do elevador e com as partes elétricas.

 6. NUNCA SUBA NOS BRAÇOS DO ELEVADOR

Além de perigoso para o profissional, que pode se machucar em alguma situação de descuido, também prejudica a distribuição do peso do veículo e causa vibrações desnecessárias na ferramenta.

7. LUBRIFIQUE O ELEVADOR AUTOMOTIVO 

A lubrificação do elevador automotivo é extremamente importante para a segurança e deve ser feita seguindo as recomendações do fabricante. Dependendo do modelo, ela pode ser feita por meio de graxa, lubrificação manual a óleo ou automática a óleo.

Óleo manual e da graxa:  a lubrificação deve ser realizada a cada 15 ou 30 dias, dependendo do uso do equipamento e ambiente em que se encontra.

Lubrificação automática óleo: a troca do lubrificante deve ser realizada somente a cada 2 anos, fazendo com que o ganho de produtividade dentro da oficina aumente uma vez que esta operação não necessita ser realizada com frequência.

elevador automotivo engecass - ferramentas gerais

ELEVADOR AUTOMOTIVO | ENGECASS

Gostou das nossas dicas? Agora que você adquiriu mais este conhecimento o que você acha de aplicar em sua oficina mecânica? Deixe seu comentário abaixo e nos conte o que você achou.

Saiba que elevadores automotivos e ferramentas para mecânicos você encontra na Ferramentas Gerais, Líder Nacional de Suprimentos Industriais.

Quer saber como você pode Montar uma Oficina Mecânica de $ucesso? Clique aqui e saiba mais.