Mecânico Automotivo

EPIs para Mecânico Automotivo

Você conhece quais são os EPIs essenciais para garantir a proteção do Mecânico Automotivo? Continue a leitura e saiba mais!

No dia a dia profissional, o Mecânico Automotivo está exposto a diversos riscos de trabalho. O uso dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e de EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva – como extintores, sinalizadores de segurança, entre outros), é indispensável para garantir a proteção contra eventuais agentes prejudiciais à saúde, sejam eles físicos, químicos ou biológicos. E para começar, vamos entender melhor o que são esses tipos de riscos?

TIPOS DE AGENTES

Entende-se por agentes físicos os ruídos contínuos acima dos níveis de tolerância, as vibrações, o deslocamento de peças pesadas, entre outras atividades que podem provocar danos físicos. Os agentes químicos são os produtos utilizados para limpezas de peças, como solventes, graxa e óleo mineral. Já os agentes biológicos correspondem a microorganismos que, em contato com o homem, podem provocar inúmeras doenças.

FORNECER, TREINAR E ORIENTAR

É obrigação do proprietário da oficina mecânica oferecer os equipamentos de proteção para seus colaboradores, sem custos. Mas não basta apenas entregá-los. Junto a isso, o empregador deve orientar e treinar quanto ao uso correto dos EPIs. Já aos colaboradores cabe cuidar de seus equipamentos e solicitar o fornecimento ou a troca quando necessário.

A IMPORTÂNCIA DO EPI CERTO 

Recomenda-se a utilização de luvas, máscaras e óculos de segurança como formas de evitar o contato direto e a inalação de produtos tóxicos, evitando danos à pele, vias aéreas e aos olhos. Mas existem algumas particularidades para cada tipo de EPI, conforme a atividade exercida, confira:

LUVAS

Para trabalhos com funilaria, as luvas devem ser de couro. Elas irão proteger as mãos do profissional nos processos de soldagem, montagem e desmontagem de peças metálicas. Já para trabalhos que envolvem pintura, luvas impermeáveis são as mais indicadas para evitar o contato com a tinta.

mecânico automotivo

MÁSCARAS

No dia a dia profissional de um Mecânico Automotivo, podem ser utilizados diversos tipos de máscaras de acordo com a atividade exercida. Caso o trabalho envolva solda, pode ser utilizada a máscara de solda para proteção contra radiações e um respirador PFF2 descartável ou, conforme a saturação do ambiente, uma máscara semifacial com filtros mecânicos para particulados P2. Agora, se for necessário minimizar também odores projetados pelo fumo da solda, sugere-se a utilização de filtros PFF2 ou P2 com cobertura de carvão ativado. Fica a dica: sempre verifique a saturação do ambiente onde o trabalho será realizado para ter certeza de que a cobertura utilizada está adequada ao local.

Se o trabalho realizado for de pintura automotiva, o respirador também dependerá da saturação e tipo do ambiente onde está o profissional. E ainda, os filtros devem ser escolhidos a partir do tipo de tinta utilizado: caso seja pintura a pó, utilizam-se filtros para particulados; já as tintas à base de solvente, o ideal é utilizar um filtro químico para vapores orgânicos, vapores e gases ácidos ou multigases.

Fique atento também aos processos de preparação que antecedem a pintura, pois também requerem cuidados com a proteção do profissional. Lixamento a seco e manuseio de produtos químicos exigem o uso de respiradores para particulados em geral PFF2, em que a filtragem chega a 94%.

ÓCULOS

Os óculos devem ter uma proteção lateral para a proteção dos olhos contra os riscos por fagulhas e estilhaços de matérias.

mecânico automotivo

Além desses equipamentos, o Mecânico Automotivo deve utilizar aventais (de couro, por exemplo), uniforme de brim ou macacões (proteção na pintura automotiva), protetores auriculares, protetor fácil, calçado de segurança e por último, mas não menos importante, cremes para as mãos.

mecânico automotivo
Creme de proteção Luvex Industrial

Agora ficou fácil garantir a segurança de quem trabalha com mecânica automotiva, não é mesmo?

Gostou do artigo e deseja receber mais conteúdos como esse? Comente abaixo quais os temas considera importante abordarmos, que numa próxima oportunidade poderemos trazer por aqui!

E se estiver pensando em abrir uma oficina mecânica, confira nosso artigo com Dicas para montar sua Oficina Mecânica.