soldador

SOLDADOR: veja os EPIs essenciais para a profissão

Você sabe quais são os EPIs necessários para se trabalhar com soldas? Veja abaixo os principais equipamentos de proteção que irão oferecer total segurança e confiança em seu trabalho:

O Soldador, responsável pelo processo de soldagem e corte de materiais, deve possuir um vasto conhecimento dos equipamentos, processos, regulagens e técnicas de trabalho. Além de ser apto e qualificado, o profissional de soldagem deve ser prudente e estar muito bem protegido contra os riscos constantes de suas atividades. Não basta possuir conhecimento técnico e teórico sobre os processos, é necessário também a utilização correta dos equipamentos individuais de proteção (EPIs) que são itens indispensáveis para a profissão.

PROTEÇÃO DURANTE O PROCESSO DE SOLDAGEM

O EPI tornou-se o maior aliado dos profissionais que estão expostos constantemente a situações de riscos no ambiente de trabalho. No caso do Soldador, o operador está sujeito a diversos riscos, que variam desde queimaduras, lesões na visão, perda auditiva, intoxicação, entre outros. Cada EPI possui uma característica especial e torna-se essencial para eliminar riscos específicos. Por isso a necessidade de utilizar o kit completo!

Você sabe quais são os EPI’S necessários para se trabalhar com Soldas? Veja abaixo os principais equipamentos de proteção que irão lhe oferecer total segurança e confiança em seu trabalho:

  • MÁSCARA DE SOLDA: pode ser do tipo convencional (sem alteração do grau de escurecimento) ou automática (com alteração do grau de escurecimento conforme a intensidade luminosa vinda do arco). Esta última favorece maior produtividade e qualidade dos trabalhos, pois não é necessário levantar a máscara após o termino da soldagem; a própria máscara clareia a lente no campo de visão.

Máscara para Solda Automomática Tonalidade 12 – VONDER

  • MÁSCARA PARA GASES TÓXICOS: utilizada para controlar a inalação de gases tóxicos provenientes das operações de soldagem em geral e nos processos de acabamento de estanho-chumbo.

Máscara Descartável com Válvula Contra Pós e Névoas – 3M

  • AVENTAL E MANGOTE DE RASPA: proporciona segurança em atividades que envolvam algum risco de respingo de materiais em fusão, agentes cortantes, agentes escoriantes, principalmente em operações com solda.

Avental de Raspa CARBOGRAFITE

Manga Raspa para Solda com Velcro 200R 3090 – JGB

  • TOUCA DE SOLDADOR: conhecida também como Touca Árabe, trata-se se um capuz que tem como finalidade proteger o pescoço e cabeça do Soldador
    contra o calor excessivo emitido pela solda. Produto leve e de qualidade, impede que fagulhas atinjam a pele do profissional e causem danos físicos.

Toucas de Brim para Soldador – WICO

  • LUVAS DE VAQUETA OU DE RASPA: resistentes e duráveis. Protegem as mãos de agentes escoriantes, abrasivos, solda, cortes, perfurações, entre outros riscos.

Luva Raspa com Reforço Total 20 cm – VONDER

  • ÓCULOS DE PROTEÇÃO: protege os olhos de lesões provenientes de fagulhas e estilhaços de materiais.

Óculos Policarbonato Leopardo Lente Incolor com Anti-Embaçante – KALIPSO

  • PROTETORES AURICULARES: no formato plug ou tipo concha, este EPI previne a perda de audição proveniente de ruídos acima de 85 decibéis. Indicado para a maioria dos profissionais ligados a indústria.solador

Abafador de Ruído Plug Pomp Plus Silicone com Cordão de Poliéster 18 dB – 3M

Botina de Couro com Elástico 50B19C-PAD – MARLUVAS

#DICA EXTRA FG: enquanto estiver soldando, não use relógio, pulseiras, anéis, alianças, correntes, brincos, etc. Caso haja uma descarga de corrente provocada pela máquina de solda, esses acessórios podem lhe render uma queimadura.

REGULAMENTAÇÃO DOS EPIs

Todo equipamento de proteção antes de ser utilizado recebe um Certificado de Aprovação (CA). Esse documento é emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (TEM) e garante a qualidade e funcionalidade dos EPIs. Os equipamentos são submetidos a diversos testes, antes que eles cheguem as mãos do profissional, dando garantia da sua eficácia, durabilidade, conforto e proteção. Na Ferramentas Gerais, todos os equipamentos de proteção individual possuem o selo de certificação e qualidade.

Você encontra os EPIs aqui mostrados e muito mais em nossas lojas. Acesse fg.com.br e confira o canal de vendas mais próximo! Nossa equipe está à disposição para lhe ajudar a escolher os produtos ideais para o seu trabalho profissional!

Gostou da leitura? Tem alguma outra dica para a segurança do Soldador? Compartilhe nos comentários!

E para continuar a visita em nosso blog, recomendamos um artigo técnico sobre as Regras de segurança para equipamentos de Solda e Corte. Boa leitura!