epis limpeza

Higienização e conservação dos EPIs

O cuidado com o seu EPI proporcionará um aumento em sua vida útil e, consequentemente, menos gastos. Pensando nisso, separamos algumas dicas para a manutenção de seus EPIs, confira!

Você já deve saber que é fundamental utilizar corretamente os EPIs em seu dia a dia para garantir a sua proteção no trabalho. Mas você sabia que a higienização e conservação deles também são importantes?

Confira as dicas que preparamos em nosso blog para aumentar o cuidado com os EPIs e assim, preservá-los por mais tempo, garantindo maior segurança!

Óculos: lave com sabão neutro ou detergente, usando apenas as mãos. Não utilize esponjas! Seque com papel toalha ou toalha macia. Caso seus óculos estejam embaçados ou trincados, não utilize-os; nesses casos o ideal é renovar a sua proteção!

epis limpeza

Saiba mais sobre dicas para conservação e limpeza para Óculos de Segurança

Respiradores Reutilizáveis: passe um pano úmido ao final do dia e seque com papel toalha ou toalha macia. Os filtros devem ser trocados sempre que necessários! Atenção: respiradores descartáveis não devem ser reutilizados.

epis limpezaSaiba mais sobre Proteção Respiratória e os tipos de Máscaras

Calçados: a cada 15 dias é recomendado lavar e secar na sombra. Se estiverem danificados (rasgado ou furado), não utilize-os! E lembre-se: use apenas em seu trabalho, este é um item profissional e não deve ser utilizado para uso no dia a dia.

Luvas feitas com material nitrílico ou látex: após o uso, lave com sabão neutro e deixe secar na sombra.

Protetores Auditivos: caso você não utilize modelos descartáveis, lave-os todos os dias com sabão neutro e seque com papel toalha ou toalha macia. Evite utilizá-los quando estiverem molhados, pois pode desenvolver bactérias causadoras de infecções nos ouvidos.

epis limpeza

Protetor Auricular: conheça os principais tipos e suas diferenças

Uniformes: apesar de não ser exatamente um EPI, os uniformes também devem contar com cuidados para não prejudicar a saúde e integridade física dos trabalhadores. Lave-os sempre que necessário e não utilize, especialmente se forem EPIs (aventais, roupas térmicas, entre outros), fora do ambiente profissional, no qual eles são obrigatórios.

Cuide bem dos seus EPIs, afinal, eles nos acompanham diariamente nas mais importantes tarefas do nosso trabalho, hobby e tantas outras atividades!

Gostou das dicas? Conte pra gente outros cuidados que você tem e considera importante para o seu EPI!

E não esqueça: além de utilizá-los, cuidar da higienização e conservação, fique atento também ao uso correto. Para isso, conte sempre com o profissional de Segurança do Trabalho de sua empresa! Para saber mais sobre esse profissional indispensável, leia sobre a importância de contar com um profissional de Segurança do Trabalho em sua empresa.

Está procurando por EPIs? Na Ferramentas Gerais temos uma linha completa para as mais diversas atividades, visite nossas lojas e confira!