INVERSOR PARA SOLDA

Quais as vantagens de um Inversor para Solda para o seu trabalho?

Conheça os benefícios de utilizar o Inversor para Solda, com informações sobre consumo de energia, dicas de manutenção e muito mais. Amplie seu conhecimento e destaque-se no mercado de solda profissional!

A tecnologia está diretamente a serviço de muitos equipamentos e novos processos no setor de solda, que constantemente se atualizam, ganhando novos formatos, compactando recursos e o mais importante: propiciando aperfeiçoamento na execução de cada aplicação e trabalho. É o caso dos Inversores para Solda, que abarcam cada vez mais tecnologia e novidades, sem abrir mão da funcionalidade, resultando em equipamentos mais leves, compactos, que produzem menor ruído e são muito versáteis, podendo soldar com mais de um tipo de eletrodo, inclusive.

Recomendados para uso profissional, os Inversores são ideais para manutenções, soldagem de estruturas leves, montagens e também muito utilizados em serralherias. Sua estrutura é simples e muito moderna, composta por uma placa eletrônica que, além de proporcionar baixo consumo de energia, deixa o equipamento muito mais leve (pesando em torno de 4 kg a 14 kg, em média). Junto a isso, os modelos mais atuais possuem cabos de engate rápido e a praticidade no transporte, possibilitando ao profissional o uso do equipamento em lugares de difícil acesso, considerando em especial, trabalhos em altura.

Como um Inversor para Solda funciona?

As máquinas de solda são equipamentos alimentados por uma rede de alta tensão e baixa corrente, com a função de modificar a energia retirada da rede elétrica e transformá-la em força suficiente para derreter o consumível.

Em resumo, os Inversores para Solda pegam a energia de entrada 127 V~ ou 220 V~ e a transformam, de corrente alternada (CA), para corrente contínua (CV). Através de semicondutores de potência é formada uma corrente elétrica de saída, que então estabiliza o arco elétrico, garantindo uma solda mais macia, estável e com baixo nível de respingos – condições favoráveis para o melhor desempenho e acabamento ao trabalho a ser feito.

Facilidade de uso

O ajuste dos parâmetros de solda nas máquinas para eletrodos é geralmente fácil, basta selecionar a corrente de soldagem através de uma manivela ou botão. Os Inversores possuem painéis simples, com potenciômetros e, em alguns casos displays indicativos, facilitando o ajuste e precisão dos parâmetros.

Consumo de energia

Em geral, os Inversores para Solda consomem pouca energia, tornando-os aparelhos mais vantajosos e econômicos. Por exemplo, em um transformador de solda, uma solda elétrica de 250 A é consumida em média 40 A enquanto em atividade, e mais 7 A, quando ligados na rede (consumo vazio). Já com o Inversor, para realização do mesmo trabalho, o consumo é de 12 A – e zerado, enquanto em repouso.

 Ciclo de Trabalho

Seja para soldagem ou para ponteamento, quando se fala em ciclo de trabalho (período em que a máquina está soldando), os Inversores para Solda conseguem manter um determinado valor de corrente por mais tempo.

Manutenção

Por ser uma máquina que possui poucos itens externos (garra negativa, tocha, porta eletrodos, cabos e conexões), sua manutenção é rápida e simples. Basta o operador ficar atento e checar periodicamente as condições das peças, conforme intensidade e frequência de uso do equipamento. Além disso, por se tratar de um equipamento controlado por uma placa eletrônica, a maioria dos defeitos podem ser resolvidos, com a simples troca da placa.

A Ferramentas Gerais trabalha com uma grande variedade de máquinas, consumíveis e equipamentos de segurança para o soldador. Visite uma de nossas lojas e confira de perto a variedade de itens das melhores marcas do mercado!

Se você é um profissional no assunto e gostaria de complementar alguma informação do seu conhecimento, deixe seu comentário abaixo e compartilhe suas experiências conosco. Aproveite e deixe seu e-mail para receber novos conteúdos. E lembre-se de seguir a Ferramentas Gerais nas redes sociais!

Marcadores Máquinas e Compressores Prestador de Serviço Solda Soldador