lixadeiras

Lixadeira: conheça os tipos e suas funções

Conheça os diversos tipos de Lixadeiras, suas funções e acerte em cheio na escolha do equipamento!

A Lixadeira é uma ferramenta utilizada para desbastes e acabamentos finos em diversas superfícies. Existem vários modelos disponíveis no mercado, cada um com suas diferentes características técnicas.

Para escolher a Lixadeira correta para a sua necessidade é importante definir qual será a superfície a ser trabalhada e ainda, qual será o seu objetivo: seu uso será apenas para desbastar ou para dar um acabamento delicado ao material?

Respondendo a essas duas questões você estará no caminho para encontrar a Lixadeira ideal para a sua necessidade. Confira os principais modelos de Lixadeiras e suas aplicações.

EXCÊNTRICA

Lixadeira versátil capaz de polir materiais como madeira, plástico, metal, massa de aparelhar ou verniz, seja em superfícies planas ou abauladas (curvadas). Proporciona lixamento com diferentes tipos de acabamento de acordo com a granulação da lixa utilizada.

lixadeira excentrica bosch-coletor de por-ferramentas gerais

 Lixadeira Excêntrica GEX 125-1 AE Profissional – BOSCH

ORBITAL

Ideal para o acabamento em superfícies de aço e metal. São Lixadeiras leves e podem ser encontradas em dois formatos: retangular (também chamado de meia lixa) e quadrado (conhecido também como ¼ de folha).

lixadeira orbital dewalt - ferramentas gerais - conecta fg

Lixadeira Orbital DWE 6411 Industrial – DEWALT

ROTO ORBITAL

Possui dois movimentos de lixa, ou seja, além de orbitar ela também oscila, resultando em um acabamento perfeito em peças planas de aço ou madeira.

Existe também a Lixadeira Roto-Orbital Pneumática, com a mesma função, porém funciona com ar comprimido.

 lixadeiras

Lixadeira Roto-Orbital LRV 430 VONDER

ANGULAR

Utilizada em diferentes tipos de superfícies abauladas de forma circular, é recomendada para desbaste, não sendo indicada para a realização de acabamento.

lixadeiras

Lixadeira Angular SA7000C – MAKITA

DE CINTA

Utilizada apenas para o lixamento de vários tipos de superfícies. Sua lixa em formato de cinta permite a retirada de grandes quantidades de materiais, sendo indicada para trabalhos mais pesados.

lixadeiras

Lixadeira de Cinta Elétrica SKILL

COMBINADA

Recomendada para trabalhos leves, indicada somente para o desbaste em peças de madeira geralmente de pequenas dimensões. Permite lixar nas posições horizontal (lixa de disco) e vertical (lixa de cinta), podendo assim dar acabamento no topo das peças trabalhadas.

lixadeiras

Lixadeira Combinada LCV 375 VONDER

DE PAREDE

Ideal para o lixamento de paredes ou tetos que irão receber uma nova pintura. Alguns modelos de Lixadeiras de Paredes possuem cabo telescópico para alcançar locais de difícil acesso.

lixadeiras

Lixadeira de Parede LPV750 VONDER

DICAS FG
  • Sempre que for trabalhar com Lixadeiras, utilize os EPIs para a sua segurança. Nesse caso, protetor auricular, óculos de segurança, avental e máscara;
  • Dê preferência para Lixadeiras que acompanham o saco coletor, pois, além de facilitar na limpeza, proporcionando maior praticidade no uso, oferece mais praticidade no transporte e ainda, diminui o custo total, uma vez que não é necessário adquirir um aspirador de pó;
  • Nunca encoste na parte da lixa enquanto o equipamento estiver ligado.

Agora que você conheceu os principais tipos de Lixadeiras do mercado, faça uma visita em nossas lojas e confira todos os modelos de Lixadeiras que a FG oferece e muito mais!

Quer saber mais sobre Lixadeiras ou outro assunto? Deixe seu comentário abaixo que iremos responder o mais breve possível. Obrigado pela visita e até o próximo artigo 😉