lixadeira-modelos de lixadeira-ferramentas gerais - blog conecta fg

Lixadeira: conheça os tipos e suas funções.

Conheça os diversos tipos de Lixadeiras, suas funções e acerte em cheio na escolha do equipamento.

A Lixadeira é uma ferramenta utilizada para desbastes e acabamentos finos em diversas superfícies. Existem diversos modelos, cada um com suas diferentes características técnicas, disponíveis no mercado.

Para escolher a Lixadeira correta para a sua necessidade é importante definir qual será a superfície que será trabalhada. Além disso, qual será o seu objetivo com a Lixadeira? Seu uso será apenas para desbaste ou para um acabamento delicado no material?

Respondendo essas duas questões você conseguirá encontrar a Lixadeira ideal para seu serviço. Confira abaixo os nomes das Lixadeiras que a Ferramentas Gerais trabalha e suas aplicações.

EXCÊNTRICA

Lixadeira versátil capaz de polir matérias como madeira, plástico, metal, massa de aparelhar ou verniz, sendo em superfícies planas ou abauladas (curvadas). Proporciona um lixamento fino e sem estrias.

ORBITAL

Modelo ideal para o acabamento em superfícies de aço e metal. São lixadeiras leves e podem ser encontradas em dois formatos: retangular e quadrado.

ROTO ORBITAL

Possui dois movimentos de lixa, ou seja, além de orbitar ela também gira, resultando em um acabamento perfeito em peças planas de aço ou madeira.

Existem também a Lixadeira Roto Orbital Pneumática. A função é a mesma, porém por ser uma Ferramenta Pneumática funciona com ar comprimido e, por seu sistema ser mais simples do que um sistema elétrico, são equipamentos menos suscetíveis a falhas.

ANGULAR

Utilizada para desgastar diferentes tipos de superfícies abauladas de forma circular. Esta lixadeira é apropriada para o desbaste, não sendo indicada para a realização de acabamento.

DE CINTA

Assim como a lixadeira angular, a de cinta também é utilizada apenas para o desbaste de vários tipos de superfícies. Sua lixa em formato de cinta permite a retirada de grandes quantidades de materiais, por isso serve para os trabalhos mais pesados.

COMBINADA

Recomendada para trabalhos leves, indicada somente para o desbaste em peças de madeira, permite lixar nas posições horizontal e vertical.

DE PAREDE

Ideal para o desbaste de paredes ou tetos que estão prestes a receber pintura. Geralmente, as lixadeiras de paredes possuem o cabo telescópico para alcançar locais de difícil acesso.

DICAS FG

  • Sempre que for trabalhar com ferramentas, utilize os EPI’s para a sua segurança. Neste caso, protetor auricular, óculos de segurança, avental e máscara;
  • Escolha as Lixadeiras que acompanham o Saco Coletor;
  • Nunca encoste na parte da lixa quando o equipamento estiver ligado;
  • A lixa está muito suja? Utilize a sola de um sapato velho para limpar.

Agora que você conheceu os principais tipos de Lixadeiras do mercado, o que acha de dar uma olhada em nosso site? Temos muitas opções de Lixadeiras para você.

Deseja saber mais sobre Lixadeiras ou outro assunto? Deixe seu comentário abaixo que iremos responder o mais rápido possível. Obrigado pela visita e até o próximo artigo!.