plaina_plaina elétrica_como escolher plaina_conectafg_fg

Plaina Elétrica: Como escolher a sua.

Saiba quais são as informações técnicas que você deve prestar atenção antes de comprar sua Plaina Elétrica.

A Plaina, equipamento usado para desbastar, aplainar ou tirar irregularidades de madeira, é geralmente utilizada por marceneiros e carpinteiros para realizar um acabamento de superfície liso e uniforme ou para chanfrar ou fazer rebaixos.

Em geral, a plaina consiste em um corpo de madeira ou metal (plainas elétricas e de mesa, por exemplo), com base plana que sustenta uma ou mais lâminas de aço que podem ser ajustadas de modo a ficar marginalmente expostas (no limite) em relação à base, permitindo que a madeira seja cortada e trabalhada.

TIPOS DE PLAINAS

Existem diversos modelos de Plaina, como por exemplo, a Plaina manual voltada para acabamentos mais finos, pois permite um melhor controle, necessário para tarefas mais sutis.

Os modelos mais modernos são as Plainas Elétrica. Este modelo de plaina oferece maior precisão, nitidez no corte e agilidade ao operador. Por serem ferramentas mais potentes as Plainas Elétricas são indicadas para uso industrial/profissional (trabalhos mais pesados).

Além desses modelos, existem também as Plainas de Mesa onde o material trabalhado fica preso a uma mesa por meio de grampos ou sargentos para facilitar o trabalho. Seu uso é para trabalhos mais pesados ou industriais.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

Como já foi dito, existem diversos tipos de plainas para as mais variadas aplicações. Para escolher a certa para seu trabalho, basta pensar para qual finalidade você a utilizá-la: para um simples trabalho de desbaste ou para tarefas mais diversas e pesadas? Qual a frequência que você irá utilizar a Plaina?

Segue abaixo algumas características do que você precisa avaliar antes de escolher sua Plaina?

  • Potência: influencia na resistência do aparelho e na qualidade do aplainamento. Ou seja, quanto maior a potência, mais eficaz é o aplainamento.
  • Velocidade de Rotação (RPM): alguns equipamentos possuem velocidade das lâminas ajustável, aumentando a precisão da Plaina. Porém, algumas possuem apenas uma velocidade. Neste caso, quanto maior a rotação por minuto das lâminas, mais limpo é o corte.
  • Profundidade de Aplainamento: a profundidade pode ser regulada graças ao calço dianteiro da plaina elétrica. Geralmente a regulagem é entre 1 e 4mm.
  • Lâminas: quanto maior o número de lâminas e mais rápida a velocidade que elas giram (RPM), mais golpes são dados na madeira, gerando um corte mais suave e refinado.

DICA EXTRA

Além das características técnicas, uma boa Plaina é aquela que possui um design ergonômico, cujo o qual, oferece conforto e facilidade ao operador. As Plainas elétricas são um pouco mais pesadas do que as tradicionais, mas é possível encontrar ótimas opções, bonitas e leves, no mercado. Dê preferência as Plainas que possuem a pegada emborrachada.

SEGURANÇA

Não se esqueça que você está trabalhando com equipamentos potentes e que podem causar graves acidentes se não manuseados corretamente. Sempre utilize equipamentos de proteção individual na hora de utilizar seus equipamentos. Aventais de raspa, luvas e óculos de proteção são alguns dos equipamentos indicados para garantir sua segurança.

Agora que você já sabe quais são os aspectos técnicos mais importantes para a escolha certa do seu equipamento, convidamos você a conhecer nossas opções em Plainas. As melhores marcas esperam por você!

CONHEÇA AS PLAINAS GHO 16-82D e GHO 26-82D da BOSCH.

Você encontra estas e muitas outras opções nas lojas e no site da Ferramentas Gerais.

Ficou alguma dúvidas? Estamos aqui para esclarecer qualquer pergunta. É só deixar seu comentário abaixo ou entrar em contato por e-mail.

Obrigado e bom trabalho a todos.