Regras de segurança para equipamentos de Solda e Corte

Processos de corte e solda são atividades que exigem muito cuidado e atenção do profissional. Todo o cuidado é pouco e qualquer descuido pode originar em danos graves. Confira algumas regras de segurança para esses equipamentos e bom trabalho!

Itens relativos à segurança são sempre primordiais em qualquer atividade. Abaixo, você confere alguns cuidados básicos e importantes quando estiver manuseando equipamentos de solda e corte, atividades complexas e que seguem criteriosos requisitos quanto à segurança na operação.

Além desses cuidados, orientamos também a seguir todas as recomendações de uso e segurança contidas no Manual de Instruções do produto e utilizar os Equipamentos de Proteção necessários para cada atividade. Bom trabalho!

Antes mesmo da operação dos equipamentos de solda e corte, a preparação do ambiente é fundamental, com algumas regras de segurança importantes.

TRABALHANDO COM SEGURANÇA

  • Colocar uma etiqueta de aviso na chave geral para evitar que ela venha a ser usada.
  • Sempre instalar e operar um equipamento de solda ou corte de acordo com a orientação do seu Manual de Instruções.
  • Além da proteção ao pessoal de operação e manutenção, o aterramento constitui uma proteção fundamental dos equipamentos.
  • Sempre ligar uma máquina de soldar ou cortar sua linha de alimentação através de uma chave de parede. Esta chave deve ter fusíveis ou disjuntor de capacidade adequada e poder ser trancada.
  • Sempre instalar e operar uma máquina de solda ou cortar de acordo com as orientações contidas no Manual de Instruções.

regras de segurança para processos de solda e corte

ATENÇÃO AO MANUAL DE INSTRUÇÕES

Além da proteção ao pessoal de operação e manutenção, o aterramento constitui uma proteção fundamental dos equipamentos.

  • Operar os equipamentos estritamente dentro das características anunciadas pelo fabricante.

Nunca os sobrecarregar.

  • Nunca usar uma máquina de solda ou cortar com parte do seu gabinete removido ou mesmo aberto.

Além de tal situação ser potencialmente perigosa para o soldador ou operador, a falta de refrigeração pode resultar em danos aos componentes internos do equipamento, diminuindo sua vida útil.

  • Nunca operar equipamentos defeituosos.

Conservá-los em perfeito estado de funcionamento, procedendo à manutenção preventiva periódica recomendada pelo fabricante e à manutenção corretiva sempre que necessário.

Em particular, todos os dispositivos de segurança incorporados a um equipamento devem ser mantidos em boas condições de trabalho.

Sempre manter um equipamento de solda ou corte afastado de fontes externas de calor (fornos, por exemplo).

  • Máquinas de solda ou corte não devem ser utilizadas em locais alagados ou em poças d’água.

Salvo quando projetados especialmente para esse fim, ou estejam adequadamente protegidos (a critério do fabricante), as máquinas de solda ou corte  não devem ser operadas em ambientes corrosivos ou que tenham matérias oleosas em suspensão, ou nas intempéries.

Depois de usar um equipamento de solda ou corte, procure sempre desligá-lo e isolá-lo da sua linha de alimentação, garantindo a segurança do operador e do ambiente como um todo.

 

MÁQUINAS DE SOLDA E EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA

Procurando as melhores marcas de ferramentas e equipamentos de proteção para seu trabalho? Passe em uma das lojas da Ferramentas Gerais ou visite nosso site. Temos certeza que o produto que você precisa está na FG!

Esperamos que nossas dicas sejam úteis para você profissional que trabalha com corte e processos de solda em seu dia a dia.

Surgiu alguma dúvida ou gostaria de complementar com sua experiência e mais dicas de segurança? Deixe seu comentário abaixo que responderemos o mais rápido possível.