trenas - tipos de trenas - medicao e teste - fg

Trenas: conheça os tipos e como usá-los

Saiba mais sobre os tipos de trenas e como utilizá-las em seus serviços.

A Trena, conhecida também como fita métrica, é um instrumento de medição indispensável para medir alturas ou distâncias, extremamente útil para serviços domésticos ou profissionais.

Antes de escolher a melhor trena para seu serviço, você precisa definir o que será medido. Mesmo parecendo um objeto simples, são diversos os tipos de trenas e adquirir uma sem saber qual a finalidade, pode prejudicar o seu trabalho, além de lhe causar prejuízo.

Podemos separar as trenas em três categorias: trena longa, a curta e as mais modernas, trena a laser (digital). Continue lendo para saber qual se encaixa a sua necessidade.

trenas para serviços domesticos e profissionais - ferramentas gerais

TRENA LONGA

Este tipo de trena é utilizada para realizar medições de grandes distâncias, como áreas externas de construções, terrenos e demais locais amplos. É feita de material maleável, como fitas de fibra de vidro e podemos encontrar modelos de 15m, 20m, 30m, 50m e até de 100m.

Por ser uma trena que será muito utilizada em ambientes externos, geralmente fica exposta ao sol, à chuva e ao pó. Dessa forma, é importante avaliar bem a qualidade do material antes de comprar, além de ter um cuidado especial para que alguma sujeira ou umidade não entre na capa protetora da trena.

TRENA CURTA

É o tipo de trena mais conhecida pelas pessoas por ser um instrumento mais simples, ideal para medições de objetos e espaços menores. Esta ferramenta é leve, compacta e fácil de ser guardada.

Sua fita de medição é metálica e devemos tomar um cuidado especial para que a mesma não seja quebrada ou entortada. É possível encontra-la trenas manuais de 3m, 5m e 8m. Geralmente, esse tipo de trena possui freio, trava e ponta magnética para ajudar no serviço de medição.

TRENA A LASER (DIGITAL)

Com certeza, é um equipamento que vale a pena o investimento. Este modelo realiza cálculos matemáticos que facilitam a medição de grandes áreas, superfícies e volumes para cômodos ou estruturas.

Além de ser muito precisa na medição, a Trena a Laser é prática porque não precisa ser esticada, uma vez que a medição é feita com um laser ao ser apontada para uma barreira, e sua medida apresentada em um visor.

DICA FG: MEDIDAS

Algumas trenas possuem medidas diferentes (milímetros, centímetros, polegadas e pés) e podem causar alguma dúvida a alguns usuários.

A medida utilizada no Brasil é representada na parte inferior da fita (centímetros e milímetros). A medida superior (medida britânica) são as polegadas, representadas por (in) ou duas plicas (‘’), e o pé que é a única medida que está simbolizada pela letra “F” em vermelho ou por uma plica (‘).

Para melhor entendermos, veja abaixo a regra para interpreta os valores de medição:

  • 100 milímetros = 10 centímetro. Já 100 cm é = 1 metro.
  • 1 polegada = 2,54 cm. Já 12 polegadas = 1 pé (30,48 cm).

Tenha sempre em mente esses valores. Isso lhe ajudará a não se perder na medição.

Agora que você conhece quais são os tipos de trenas e como utilizá-las, aproveite para conhecer nossos produtos. Possuímos uma grande variedade de Trenas para todos os tipos de serviços, seja para sua casa ou para o seu trabalho.

Caso tenha alguma dúvida ou deseja saber mais sobre outro assunto, deixe seu comentário abaixo. Sua colaboração é muito importante para nós.