serras elétricas

Serras Elétricas: conheça as diferenças entre os principais modelos

Quem conhece sobre ferramentas deve saber que existem Serras Elétricas de diversos modelos! E se você ficou com alguma dúvida sobre elas, confira as principais características dos seis tipos mais comuns disponíveis no mercado e descubra qual é a ideal para o seu trabalho!

Existem diferentes tipos de Serras Elétricas, cada uma desenvolvida para um tipo de trabalho. E cada um deles possui variações e detalhes técnicos que as diferenciam entre si. Neste artigo, vamos apresentar as características e diferenças dos seis principais tipos de Serras Elétricas: Serra Circular, Serra Mármore, Serra Tico-Tico, Serra de Meia-Esquadria, Serra Policorte e Serra Fita. Depois, conte pra gente nos comentários o que achou deste conteúdo 😉

Serra Circular

Ideal para cortes retos em madeira e demais materiais, dependendo do disco utilizado. Equipamento muito confundido com a Serra Mármore por causa da sua aparência, mas não se engane: além da Serra Circular possuir um disco maior, a sua rotação é mais baixa, dificultando o corte em materiais mais resistentes e duros, como porcelanato, por exemplo.

SERRAS ELÉTRICAS

Serra Circular Makita

Existem pelo menos quatro tipos de Serra Circular: manual, de bancada, esquadrejadeira e a meia-esquadria. A Serra Circular Manual é uma das mais conhecidas e utilizada por ser uma ferramenta portátil.

A Serra Circular de Bancada, como o nome já diz, é fixada em uma mesa e possibilita cortes retos e transversais. A Serra Esquadrejadeira também é fixa em uma base, porém possui mais variações de ângulo de corte. Além dessas, temos a Serra Circular Meia Esquadria que pode ser utilizada para cortes longitudinais e transversais.

SERRAS ELÉTRICAS

Serra de Bancada Dewalt

Serra Mármore

Diferente das Serras Circulares, a Serra Mármore possui discos menores e alta rotação de corte. Utiliza discos diamantados por oferecerem maior resistência a cortes de materiais como pisos, azulejos, porcelanatos, cerâmicas, tijolos, pedras, parede, entre outros.

SERRAS ELÉTRICAS

Serra Mármore Bosch

É possível utilizar a Serra Mármore para cortes pontuais em madeira. Basta trocar por um disco de tungstênio específico para a velocidade da máquina, como por exemplo, o Disco Bosch Multiuso.

SERRAS ELÉTRICAS

Disco de Serra Mármore Bosch

Além disso, o motor desta máquina fica localizado à frente da serra, proporcionando uma melhor visibilidade ao operador durante o corte.

Serra Tico-Tico

A Serra Tico-Tico realiza cortes minuciosos em até 45° em linha reta ou curva, inclinadas ou perpendiculares, nos mais variados tipos de materiais como: madeira, plástico, metal, pisos, azulejos, entre outros. A profundidade de corte varia de acordo com a função e o comprimento escolhido da lâmina.

SERRAS ELÉTRICAS

Serra Tico Tico SKIL

Além disso, a Serra Tico-Tico possui uma configuração manual para o movimento pendular da lâmina, específico para cada tipo de material, que varia da posição 0 (sem movimento) a 3 (movimento mais forte). Sendo:

Posição 0 – indicada para trabalhar com materiais de pouca espessura, como chapas;
Posição 1 – para trabalhos com materiais duros, como o aço;
Posição 2 – indicada para materiais não muito duros, que requerem um acabamento mais fino;
Posição 3 – para trabalhar com materiais de pouca espessura.

 

Serra Meia Esquadria

A Serra Meia Esquadria é muito utilizada em reformas, construções, projetos de marcenaria, entre outros segmentos. Possibilita cortes precisos em diferentes ângulos de 45° a 90°, mantendo um ótimo acabamento e muita precisão.

SERRAS ELÉTRICAS

Serra Meia Esquadria VONDER

Embora a Serra Meia-Esquadria seja utilizada para cortes em madeiras, alguns modelos também podem cortar materiais como plástico, vinil ou alumínio. Para isso, basta selecionar o disco adequado para cada tipo de material.

Serra Policorte

A Serra Policorte é utilizada em indústrias, construção civil e produção de larga escala. Ideal para cortes de ferro, alumínio, aço, perfilados e tubos, não sendo indicada para cortes em madeira.

SERRAS ELÉTRICAS

Serra Policorte Dewalt

Serra Fita

A Serra Fita possui uma versatilidade de trabalho muito grande, podendo realizar qualquer tipo de corte reto ou irregular. Pode ser utilizada para cortes em materiais muito espessos, difíceis de serem cortados por uma Serra Circular.

SERRAS ELÉTRICAS

Serra Fita Horizontal Starrett

Apesar de realizar cortes retos, a Serra Fita não é a mais indicada para essa utilização. Suas lâminas são flexíveis, o que atrapalha um pouco na precisão do corte. Ou seja, se você precisa de um encaixe, uma junção perfeita das peças, deverá escolher outra opção de serra.

#DICA FG: utilize fitas mais estreitas para realizar cortes mais ondulados, e as mais espessas para cortes retos.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre os principais tipos de Serras Elétricas, escolha a sua na Ferramentas Gerais e bom trabalho!

Caso ainda tenha alguma dúvida ou deseje complementar o assunto, deixe seu comentário abaixo que retornamos em breve!

Que tal seguir a visita em nosso blog e conhecer as ferramentas e equipamentos essenciais para todo serralheiro?