soprador térmico - dewalt - conecta fg - aplicacao

Soprador Térmico: o que é e para o que serve?

Entenda para que serve um Soprador Térmico, quais são suas utilidades no mercado e mais: dicas de segurança ao manusear esta ferramenta. Confira!

O Soprador Térmico, ferramenta bastante versátil e com o valor bastante acessível, tem como função liberar ar quente através do aquecimento gerado por uma resistência elétrica interna, que expele o ar pelo bocal frontal da pistola.

No Soprador Térmico a temperatura é ajustável, podendo variar de 300 a 600 graus Celsius, fato que demostra que esta ferramenta exige atenção extra ao ser manuseada, além da utilização de epis adequados.

soprador termico - uso e segunraca - conecta fg

APLICAÇÕES

Cada vez mais o Soprador Térmico está sendo utilizado em diversos segmentos do mercado, devido a sua vasta gama de aplicabilidade. Veja algumas abaixo:

  • Aplicação de termoencolhíveis, remoção de circuitos integrados e peças eletrônicas soldadas, como por exemplo, no setor Eletroeletrônico e na manutenção de equipamentos;
  • Secagem de pinturas automotivas e aplicação de insulfim;
  • Remoção de tintas em móveis, janelas, portas, além de remover cola;
  • Trabalhos com plástico e artesanato: moldagem, soldagem, vulcanização de lona plástica;
  • Colagem e remoção de adesivos;
  • Moldagem de canos de PVC e pré-aquecimento de peças metálicas;
  • Descongelamento de tubulações, canos e máquinas;
  • Derreter estranho para soldas de superfícies,
  • Utilizada em serigrafia;

soprador térmico - aplicacoes e segunraca - conecta fg 02

CUIDADOS AO MANUSEAR

Primeiramente, nunca esqueça de utilizar os epis. Está é uma ferramenta perigoso, capaz de chegar a temperaturas bastante elevadas e causar danos graves.

Nunca utilize o soprador térmico próximo a líquidos inflamáveis ou ambientes explosivos, assim como nunca interrompa o fluxo de ar quente e mantenha as entradas de ar fresco sempre limpas e livres de interrupções.

Jamais encoste no tubo metálico durante seu uso. Antes disso, espere o equipamento esfriar por pelo menos 20 minutos ou até chegar a temperatura ambiente. Após isso, você pode manuseá-lo e guarda-lo corretamente.

Evite utilizar o Soprador Térmico em condições de umidade ou em locais de concentração de água. Além disso, vale lembrar que o alto grau de potência dos sopradores térmicos já indica que são ferramentas que consomem muita energia. Dessa forma, utilize-o com responsabilidade para evitar gastos desnecessários.

Se você está procurando boas ofertas para adquirir um equipamento como esse, confira agora mesmo e compre sem sair de casa na loja virtual da Ferramentas Gerais. Temos ótimas opções para você e seu trabalho como este Soprador Térmico da Skil:

Dúvidas sobre qual produto comprar ou deseja mais informações sobre algum produto, deixe seu comentário abaixo que lhe ajudaremos assim que possível.