Tupia

Tupia: principais modelos e suas funcionalidades

Ferramenta elétrica muito versátil, a tupia é utilizada para trabalhos de acabamento em madeiras de todos os tipos, desde a construção civil até trabalhos artísticos e esculturas, por exemplo. Com ela, é possível personalizar o trabalho, deixando seu projeto com um toque mais elegante e único. Conheça um pouco mais sobre essa ferramenta!

TIPOS DE TUPIA

A Tupia é uma ferramenta elétrica, rotativa, com capacidade variada de potência e rotação. Entre elas, temos as tupias laminadoras, tupia de base fixa e base de imersão.

Existem muitos modelos e marcas de tupias no mercado, que variam na rotação, na potência, entre outras características. Entretanto, podemos classificar as tupias em 3 tipos:

Tupia de Coluna: muito utilizada no segmento de marcenaria para aplicação de dobradiças, fechaduras, acabamentos e cortes de encaixe. Possui regulagem precisa e, por ser operada com as duas mãos, oferece maior segurança no uso.

tupia - tipos de tupia- skil - ferramentas gerais - fg

Conheça a Tupia de Coluna SKIL

Tupia Laminadora ou Tupia para Laminados: como o próprio nome já indica, é ideal para refilar laminados. Utilizada para acabamentos, encaixes, chanfros, entalhes, molduras, entre outros.

Conheça a Tupia Laminadora 530W MAKITA

 

Tupia de mesa: Indicada para uso profissional. Ideal para execução de trabalhos de grande porte, como portas, janelas e bancadas. Muito utilizada em fábricas moveleiras.

Quer receber nossos conteúdos e novidades por e-mail? Cadastre-se!

DICA FG

Para dar o formato ao corte na madeira, é necessário escolher a fresa que mais se adapta ao acabamento desejado. São muitos os modelos de fresa e cada um possui uma finalidade específica, com diâmetros diversos de acordo com o tipo do acabamento. Em breve, você encontrará aqui no blog dicas sobre as principais fresas utilizadas no trabalho profissional. Acompanhe!

Além da fresa certa para seu trabalho, não deixe de usar os EPIs! Óculos, luvas e protetor auricular são tão importantes quanto a correta utilização do equipamento!

Confira nas Lojas FG os modelos de Tupias disponíveis e mãos à obra!

Agora é a sua vez! Conte para nós suas experiências e dicas de trabalho com esta ferramenta. Acha que faltou alguma informação? Deixe seu depoimento abaixo.