Ferramentas Pneumáticas

Ferramentas Pneumáticas: o que são e suas vantagens

Você sabe o que são ou como funcionam as Ferramentas Pneumáticas? Descubra em nosso blog essa e outras informações, como a utilização desse tipo de equipamento na indústria e suas vantagens!

As Ferramentas Pneumáticas utilizam o ar comprimido como meio de energia, através de um compressor que capta o ar atmosférico, armazena-o sob alta pressão em um reservatório próprio e transforma-o em ar comprimido.

Esse tipo de ferramenta é utilizado nos mais variados segmentos, como reparo de veículos, indústria de móveis, marcenaria, serralheria, entre outros, tanto para oficinas de reparo quanto para indústrias em geral.

Seu custo baixo de manutenção, a grande durabilidade e diferentes funcionalidades de uma Pneumática, fazem com que se torne um instrumento essencial quando o assunto é produtividade.

FERRAMENTAS PNEUMÁTICAS E SUAS VANTAGENS

Em comparação com as ferramentas elétricas, as Pneumáticas possuem os seguintes atributos:

  • Simplicidade: possuem estrutura física e funcionamento mais simples, tornando-as robustas e menos suscetíveis a falhas;
  • Confiabilidade operacional: funcionam sob grandes variações de temperatura, temperaturas extremas (altas ou baixas) e ambiente molhado (mesmo se houver vazamentos no produto). Equipamentos e componentes pneumáticos geralmente apresentam um menor desgaste em relação aos elétricos, por consequência possuem longa vida útil e baixa taxa de falhas;
  • Segurança no trabalho: a vedação existente nas ferramentas pneumáticas permite o uso seguro mesmo em ambientes sujeitos a acidentes elétricos, incêndios, explosões e até mesmo embaixo d’água.
  • Proteção contra sobrecarga: elas possuem um sistema de bloqueio que é acionado em caso de sobrecarga e por isso a possibilidade de dano se torna baixa. Caso a pressão do ar caia demais, o trabalho excedente não pode ser executado, porém não há nenhum dano para a rede nem para os elementos operacionais. Como o ar comprimido se resfria ao ser liberado durante o consumo, as ferramentas pneumáticas não aquecem.
ETAPAS DO PROCESSO

As Ferramentas Pneumáticas funcionam pela pressão de ar, gerando a força necessária para mover a máquina. A pressão de ar é fornecida por um compressor. A ferramenta tem um mecanismo de captação que força continuamente o ar para dentro de um tanque de aço até que o ar se torne pressurizado. A Ferramenta Pneumática fica ligada a uma mangueira, que por sua vez é ligada ao tanque por meio de uma válvula de ar.

MANGUEIRA DE AR

O ar que fica no compressor está sob pressão constante, mas possui uma válvula de escape que só é ativada ou aberta quando a mangueira de ar da Ferramenta Pneumática está conectada. Então, o compressor abre a válvula e libera ar comprimido para a mangueira. O tubo tem uma segunda válvula de liberação de ar na outra ponta, que permanece fechada até que seja ligada à pistola de ar. Uma vez conectada, a válvula é aberta e o ar comprimido é direcionado para a pistola.

COMPRESSOR

Existem alguns tipos de compressores de ar que variam em suas características como, no método de refrigeração, lubrificação, estágios de compressão e fonte de alimentação. Na área de aplicação profissional e industrial, são mais usados os compressores de pistão e compressores de parafuso.

 FERRAMENTAS PNEUMÁTICAS: TIPOS MAIS COMUNS

Podemos classificar as Ferramentas Pneumáticas em três grupos:

  • Ferramentas de Bico (bicos de sopro e jato, pistolas de pintura);

ferramentas pneumática

Pistola de Pintura por Sucção com Caneca – ARPREX

  • Ferramentas de Impacto (chave de impacto, martelo de demolição, martelo rebitador, grampeador, pregador);

ferramentas pneumática

Chave de Impacto Pneumática 3/4″ CIP 340 – VONDER

 Ferramentas Rotativas (toda Ferramenta Pneumática que possui seu fuso de acionamento rotativo, ou seja, que são ativadas por um motor rotativo).

ferramentas pneumática

Esmerilhadeira Angular Pneumática – CHICAGO PNEUMATIC

Existem outros grupos, como ferramentas especiais que contam com tesouras pneumáticas e serras, mas esses três apresentados acima são considerados os principais.

 CUIDADOS E MANUTENÇÃO

O cuidado adequado com esse tipo de ferramenta é fundamental para assegurar a produtividade e atender à segurança dos operadores. Sua manutenção preventiva envolve ações que vão desde a lubrificação até a substituição das peças que podemos prever que irão sofrer desgaste, antes de causar tempo de inatividade.

Confira, em breve um artigo exclusivo sobre esse tema, com dicas de manutenção e segurança para o uso desse equipamento em seu trabalho! Mantenha a visita em dia por aqui e confira sempre as novidades!

Quer saber mais sobre compressores e conhecer seus principais modelos? Clique aqui e continue sua leitura!

Caso tenha ficado com alguma dúvida sobre o uso das Ferramentas Pneumáticas, deixe seu comentário para que a nossa equipe técnica e especializada possa ajudar na melhor escolha de seus equipamentos!

E se precisar de Ferramentas Pneumáticas e compressores venha para uma de nossas lojas 😉